Viralize com o AddThis

Promovendo seu blog escrito por

Já apresentei o AddThis aqui no MetaBlog e expliquei as possibilidades de instalação, hoje quero me ater um pouco mais às razões que fazem do AddThis uma ferramenta tão importante.

Você está lendo um post e concorda com o autor, mas não tem muito a acrescentar ao que já está publicado. Ou está com pouco tempo para comentar ou para encurtar o link e enviar ao Twitter. O que você faz? Provavelmente nada. Mas e se houver ali, ao alcance de um click, um botão de “Curtir” do Facebook ou para enviar ao Twitter? Fica bem mais fácil demonstrar ao autor do post que você esteve ali e gostou do que leu e também para indicar aos outros aquele post, não é mesmo? Com seus leitores acontece a mesma coisa.

Funciona assim: seu leitor “curte” seu texto e, assim, seu post vai parar no perfil do Facebook do seu leitor (veja exemplo). Então pessoas que nem conhecem seu blog verão e podem se interessar pelo título do post e virem para seu blog ver do que se trata, ler na íntegra. E, se gostarem, também poderão curtir ou tuitar e assim atingir muitas outras pessoas, que também podem curtir e/ou tuitar e assim sucessivamente. O viral é uma rede sem fim.

Isto significa tráfego para sua página, portanto uma grande possibilidade de conquistar mais leitores e assinantes de feed, além de um ganho enorme em SEO. Resumidamente: divulgação em redes sociais = link building, que por sua vez contribui para aumentar o PageRank e favorece melhores posições nos resultados das buscas. Então você alcançará mais tráfego e a mecânica recomeça. Percebe que o ciclo não tem fim e que você só tem a ganhar? Se o seu site/blog vende e/ou divulga algo que você produz, prepare-se: depois que a divulgação espontânea dos seus leitores começar você logo precisará produzir mais para atender a demanda. E se você não vende nada, mas quer monetizar seu blog, é claro que o aumento de tráfego tornará seu blog mais rentável.

Compartilhar links e conteúdos, divulgar seus posts nas redes sociais é questão de sobrevivência. E é claro que, se o AddThis oferece um benefício tão importante, devemos coloca-lo não só nas páginas internas, mas também na página inicial. Vamos lá? =)