Vale a pena investir em um tema personalizado?

Design & Programação Promovendo seu blog escrito por

Sempre que encontro blogs com layouts iguais acabo me lembrando de Henry Ford durante a Revolução Industrial. Quando lançou seu famoso Modelo T, em 1908, ele disse: “Quanto ao meu automóvel, as pessoas podem tê-lo em qualquer cor, desde que seja preta”. Usar um tema pronto pode realmente ser mais fácil: você escolhe o layout no diretório e com apenas alguns cliques do mouse o layout já está instalado no seu blog, sem custo algum. Mas será que o caminho mais fácil é o melhor? Já falamos antes sobre vantagens e desvantagens de um tema gratuito, hoje vou apresentar mais alguns motivos muito importantes que justificam o investimento em um layout personalizado.

1. Layouts personalizados passam credibilidade e profissionalismo

Investir em um tema feito sob medida para as necessidades do seu blog demonstra a seriedade com que você trata seu blog. Demonstra que você se importa em entregar para seu público um espaço bonito, funcional, com boa usabilidade, pois foi feito especialmente para o seu conteúdo.

Essa impressão de profissionalismo se reflete, inclusive, na monetização: se você passa uma imagem profissional é claro que fica muito mais fácil encontrar anunciantes e parceiros para o seu blog, ou seja, você ganha mais dinheiro.

2. Temas exclusivos atraem mais leitores

Ao mesmo tempo em que mesmo o layout mais lindo do mundo precisa de um bom conteúdo para atrair e fidelizar leitores (e anunciantes!), o contrário também é verdadeiro: ainda que você tenha um conteúdo interessante, não há leitor que goste de visitar um site se ele for ruim de navegar, desagradável aos olhos, igual a tantos outros. Layouts exclusivos e bem feitos ajudam, e muito, a reter os visitantes no site.

Ainda que seus leitores não entendam de design, eles sabem muito bem reconhecer um blog que é agradável de navegar de outro cheio de problemas: cores que não combinam, imagens que não têm nada a ver com o assunto do blog, fontes ruins de ler, etc. Layouts personalizados passam, ainda que inconscientemente, sensação de relevância – e ninguém quer perder tempo lendo algo que parece irrelevante, certo?

Além disso, se você aumenta o número de leitores e visitantes, seu blog se torna mais interessante para anunciantes e parceiros, ou seja, isso também ajuda você a ganhar mais dinheiro.

3. Layout novo é recurso motivacional para não desistir de blogar

Todo blogueiro passa por fases de desânimo. Investimos tempo e conhecimento em nossos blogs, mas especialmente no iníco, quando ainda temos poucos leitores e comentaristas, às vezes sentimos vontade de deixar tudo de lado. Isso é bastante comum, é assim mesmo. Mas como diz o Inagaki, “o que importa é o que importa”: neste caso, o que importa é não deixar o desânimo dominar.

E um tema novinho em folha, personalizado, com a cara do seu conteúdo, é um super motivador! Quem é que não gosta de uma “casa” com decoração nova? Os novos ares e cores nos animam a prosseguir. E quando um blogueiro está mais motivado isso se reflete na qualidade do seu conteúdo, portanto atrai mais leitores.

E aí é um círculo sem fim, uma coisa leva e alimenta a outra: layout novo e exclusivo atrai mais leitores + você bloga com mais garra + aumento nas possibilidades de monetização = ainda mais leitores, ainda mais garra pra blogar, ainda mais possibilidades de ganhos com monetização. Esse ciclo não pára, não tem fim, e vale para blogueiros iniciantes e veteranos.

4. Tema personalizado é investimento

Percebeu que, no final das contas, um layout exclusivo só oferece vantagens? Portanto não é um custo, é um investimento. Se você investe em imóveis ou mora em apartamento alugado, vai concordar comigo: se o proprietário não investe no imóvel, ele não valoriza, pelo contrário, acaba apenas sofrendo depreciação. Com seu blog/site é a mesma coisa: é preciso investir para que ele continue lhe trazendo bons frutos, sejam seus objetivos financeiros ou apenas por satisfação pessoal.

Se você está avaliando a possibilidade de fazer um layout personalizado, espero que esse post tenha lhe ajudado a decidir. Mas, se ainda estiver em dúvida, venha conversar conosco. Se você já passou por essa experiência, conta pra gente como foi. =)

4 Comentários em Vale a pena investir em um tema personalizado?

  1. Cassio Matos em julho 14, 2013

    Realmente! concordo com tudo o que foi escrito. Meu blog ainda está em fase de reforma e posso afirmar que quanto mais ele fica com a minha identidade, mais tenho vontade de prosseguir. Parabéns pelas dicas e pelo blog!

  2. Patricia Haddad em fevereiro 13, 2014

    E olha lá o seu item 3 falando exatamente o que comentei ainda há pouco no post sobre links em outras janelas. Desânimo, novo layot para motivar… Ai, ai!

    1. Lis Comunello em fevereiro 15, 2014

      Pro desânimo temos um post que pode lhe ajudar: Perdi a vontade de blogar, e agora?

      E o novo layout a gente podemos resolver pra você. :D

  3. nubia torres em janeiro 09, 2015

    Adorei as dicas, sem duvidas tudo que e personalizado chama mais atençao