Traga os comentários do Facebook para seu blog no WordPress

Ferramentas úteis escrito por

Você já sabe como usar o RSS Graffiti para enviar seus posts para o Facebook. Sabe também como compartilhar seu blog com várias redes através do Add This (posts aqui e aqui). Hoje vamos ver como trazer os comentários do Facebook para seu blog. Vamos lá? =)

Existe mais de uma maneira para trazer os comentários do Facebook para seu blog, inclusive sem precisar de plugins, mas como nem todo mundo tem intimidade com códigos para inseri-los corretamente no tema (e não vamos incentivar que você faça algo que possa estragar seu layout!), vamos ensinar aqui a configurar o plugin que foi desenvolvido pela própria equipe do Facebook. E, por precaução, sempre comece fazendo backup do seu blog. Sempre!

Instalando o plugin

Acesse o dashboard do seu blog e vá em Plugins > Adicionar novo.

Facebook para WordPress

Pesquise por “Facebook” e veja os resultados: você deve selecionar o plugin que, na descrição, há a informação de ter sido criado pelo Facebook (na minha busca foi o primeiro que apareceu). Clique em Instalar agora.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

A instalação é bem rápida e, quando terminar, você verá uma mensagem como na imagem abaixo. Clique em Ativar plugin.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

Configurando o plugin

Até agora nenhum segredo, foi o mesmo procedimento para qualquer plugin que você já tenha instalado. Já a configuração, embora seja fácil, pede um pouco mais de atenção, pois você precisará fazer configurações que envolvem aplicativos do Facebook (se você nunca criou algum talvez ache estranho, mas pode confiar: é assim mesmo).

Após clicar em Ativar plugin você será direcionado para a página de plugins e verá uma mensagem como na imagem abaixo – clique em configure the plugin.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

É agora que entram as configurações do Facebook: você precisa criar um app do Facebook. Na imagem abaixo um link está indicado: abra-o em outra janela, é lá que nós vamos trabalhar agora.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

O link indicado é a página para criação de aplicativos no Facebook, clique em + Criar Novo Aplicativo, no topo do lado direito da página.

Uma janela irá se abrir, escolha um nome para o seu aplicativo e preencha as opções que aparecem na tela. O nome não irá aparecer, não se preocupe. Não é preciso selecionar a opção web hosting. Clique em continuar, preencha o captcha e prossiga.

Facebook para WordPress

Se você ainda não fez a verificação da sua conta do Facebook, a configuração não passará para a próxima tela e aparecerá um aviso de que é preciso verificar a conta. Se isso acontecer, não feche a tela com o aviso, abra o link das suas configurações móveis em outra aba e, mesmo que esteja aparecendo seu número de celular, clique em + Adicionar outro número de celular. Sim, é redundante ter que escrever de novo, mas eu precisei fazer isso para poder receber o código de ativação.

Clicando para adicionar novo número abrirá uma tela como na imagem abaixo. Você vai notar que nem todas as operadoras de celular estão listadas: se  a sua não estiver na lista, clique em adicione seu número de telefone aqui (meu celular é da Vivo e precisei fazer isso). Siga os passos e aguarde, em poucos segundos você receberá no seu celular um SMS com seu código de ativação.

Facebook para WordPress

Pronto, agora pode voltar lá na tela que você deixou aberta com as informações que você preencheu para o aplicativo e o aviso da necessidade de confirmação de conta: clique novamente em continuar, preencha o captcha e prossiga. Você será levado para a tela abaixo. Preencha os seguintes campos: Display Name (é o nome escolhido para o aplicativo), Namespace (o nome que aparecerá na URL do aplicativo) e Contact Email (seu e-mail). Clique em Salvar alterações para prosseguir.

Facebook para WordPress

A tela que aparecerá é igual a anterior, porém com um aviso em amarelo no topo: ele diz que suas alterações foram salvas e alerta que elas podem demorar alguns minutos até que sejam propagadas aos servidores. Não se preocupe, é assim mesmo. Deixe esta tela aberta, você vai precisar de dados que estão nela.

Lembra que logo após instalar o plugin no dashboard você deixou uma tela aberta para ir ao Facebook configurar seu aplicativo? Volte para ela agora e desça a página até chegar ao passo três, como ilustrado na imagem abaixo.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

Agora copie, da página do aplicativo no Facebook para o terceiro passo da configuração do plugin no WordPress, os seguintes dados: App ID, App Secret e App Namespace. Salve as alterações. Calma, prometo que já está acabando e que os próximos passos são bem mais simples. =)

Na imagem abaixo está a tela que você vai encontrar após salvar as alterações: o plugin tem várias opções interessantes, vamos ver como configurar para que os comentários do Facebook sejam trazidos para seu blog.

Facebook para WordPress

Clique para ampliar.

Clique em Comments e abrirão algumas opções para você escolher: quantos comentários (o plugin chama de posts) você quer que apareçam nos textos do blog? Qual o tamanho (largura) seu widget deve ter? Quais cores combinam melhor com seu layout, as do modelo dark ou do modelo light? E, finalmente, em quais páginas você deseja que os comentários apareçam? Pronto, agora é só salvar as alterações e a partir de agora os comentários feitos no Facebook virão para seu blog! \o/

Este tutorial já está bastante longo, então não vou detalhar as outras opções do plugin, mas sugiro que você as teste para ver o que cada uma delas faz, pois são bem interessantes.

Gostou do plugin? Ok, você pode estar cansado agora, mas embora a configuração seja cansativa, ela é fácil, certo? E além de tutoriais, o que mais você quer ver aqui no Metablog? Está precisando de ajuda com seu blog? Conta pra gente, se sua dúvida for sobre algo que possa interessar a mais blogueiros ela pode virar post. =)

10 Comentários em Traga os comentários do Facebook para seu blog no WordPress

  1. Alexandre em março 19, 2013

    Olá, Lis, tudo bem?
    Pois então… Estou fazendo um tour pelo o seu metablog, lendo tudo, porque estou pra criar um blog, também. Não sou de comentar os posts, mas esse aqui me gerou uma dúvida. Enfim… Se eu instalar esse plugin do facebook, e deixar habilitado os comentários do wordpress, será que ficam os dois ao menos tempo sem problemas?

    Se puder me ajudar, fico grato! Abraço, Lis!

    1. Lis Comunello em março 19, 2013

      Oi, Alexandre!

      É para funcionar normalmente, sim. Mas lembre que, às vezes, nosso layout tem alguma funcionalidade que pode dar conflito com algum plugin (qualquer plugin), então sempre faça backup antes de efetuar mudanças, assim se algo der errado é fácil para reverter. :)

      Espero que continue com a gente, não só na fase de aprendizado, mas também na hora de fazer seu layout e continuar blogando. :)

      Abraços.

      1. Alexandre em março 19, 2013

        Muito legal, Lis… Mas, o tutorial está um pouco atrasado, pois o plugin já está em outra versão, e meio que mudou tudo! Não consegui seguir o tutorial. Procurei em outro blogs, e tem várias pessoas com o mesmo probleminha. Poxa, como eu queria esse plugin! :(

        1. Lis Comunello em março 19, 2013

          Oi, Alexandre!

          Esse post é de 01/Ago/2012 – não é tão antigo assim, mas de fato na internet muitas coisas mudam muito rápido mesmo. Até o momento, o único plugin que conhecemos e já testamos para esta funcionalidade é este. E ele é para WordPress, ou seja, no Blogspot fica diferente mesmo.

          Se encontrarmos outro plugin que tenha essa mesma função, e se aprovarmos depois de testar, certamente faremos post sobre ele. Enquanto esse novo plugin não aparece (alguém precisa querer e poder atualizar o atual ou criar um novo), seguimos experimentando e indicando o que está disponível e que funciona bem. Devemos esse pra você por enquanto, mas espero que os outros plugins que indicamos e nossos posts aqui no Metablog estejam ajudando você. :)

          Abraços

          1. Alexandre em março 20, 2013

            Poxa Lis, entendo.
            Mas deixa eu te contar… Uso o WordPress, então tudo bem.
            Eu consegui ativar o plugin aqui no meu blog, mas ele tirou os comentários do wordpress. Eu queria que ficasse com os dois, sabe? Facebook e wordpress. O que será que aconteceu?

            Obrigado!

          2. Lis Comunello em março 20, 2013

            Oi, Alexandre!

            É uma pena que o plugin não esteja funcionando bem pra você. Creio que a solução mais segura seria um programador verificar seu código para identificar e corrigir o conflito, mas de todo modo vou propor uma reflexão.

            Sim, o Facebook é a rede queridinha do momento. Sim, quase todo mundo está lá agora. Mas não vai ser assim sempre, certo? E não temos controle sobre quase nada no Facebook, não conseguimos sequer fazer backup do conteúdo que publicamos lá (e os termos de uso do FB são eticamente bem questionáveis, para dizer o mínimo). Então, embora seja importante dar atenção ao Facebook, mais importante ainda é trazermos nossos leitores de lá para nossos blogs, fazer com que eles interajam diretamente no nosso site. Porque o site sim é um espaço que temos todo controle: corrigir e atualizar plataforma e plugins, alterar layouts, inserir e/ou excluir todos os widgets que desejarmos, etc. Precisamos sim conhecer e estar nas redes onde nosso público-alvo está, mas mais importante ainda é trazer as pessoas para nossos sites, afinal é o único espaço digital no qual realmente temos controle. ;)

  2. Marcos em março 27, 2013

    Uma pergunta: por que os comentários do Facebook não estão ativos aqui? hehehe.
    Brincadeiras a parte, o tutotial é muito bom. Rodei bastante tempo na internet até achar esse. Funcionou muito bem e é bem fácil de fazer. Parabéns!

    Ah! É possível fazer backup Facebook sim! Na verdade, em partes. Eles disponibilizam um arquivo zipado com tudo o que você já colocou lá (fotos, videos e posts). Claro que esse arquivo é apenas um HTML local que busca as informações no servidor deles, mas acho que já dá pra fazer algo com isso. Descobri isso depois que soube do backup de tweets, pesquisei na internet e achei a mesma função pro Facebook.
    Mas com certeza devemos tomar cuidado com esses modismos sim, e não apenas com o Facebook. Ainda mais quando se trata de ações digitais de empresas.

    1. Lis Comunello em março 28, 2013

      Oi, Marcos!

      Realmente não trazemos para cá os comentários da nossa fanpage. É importante conhecer as ferramentas, mas isso não quer dizer que devemos usar todas. Temos que analisar quais estão de acordo com os objetivos e, mesmo quando alguma ferramenta é importante pro blogueiro, não necessariamente ela deva ser usada da mesma maneira que a maioria está usando. Isso vale tanto para blogueiros quanto para empresas, faz parte da construção da imagem da marca (mesmo que seja pessoal) e de traçar estratégias para se chegar ao objetivo de comunicação. No nosso caso, ter uma fanpage da empresa está mais alinhado às nossas estratégias de marketing.

      Sobre o Facebook em si, como você mesmo pontuou, há limitações no backup. E mesmo que não houvesse, é complicado ter toda a base de fãs lá e não em um espaço onde temos controle absoluto (como em nossos sites e blogs). Não importa pro Facebook se, por exemplo, estamos no meio de uma ação importante e fazer alterações na timeline irá prejudicar nossa ação, eles simplesmente mudam e pronto. O mesmo vale para todas as alterações que eles fazem – novas mudanças na timeline estão por vir, como será que vão ficar os conteúdos que já estão publicados com as medidas vigentes nesse momento? Então, se por um lado não podemos ignorar as redes nais quais nosso público-alvo está, por outro é essencial ter consciência das implicações de usar uma rede sobre a qual não temos controle e também aplicar esforços para trazer nosso público para um espaço que esteja totalmente sob nosso gerenciamento.

  3. Fagner em agosto 14, 2013

    Boa tarde, existe algum plugin para WP, que o usuário seja obrigado e a realizar o um cadastro com usuario/senha, antes de realizar o comentário?

    1. Lis Comunello em agosto 15, 2013

      Oi, Fagner.

      Não procuramos por esse tipo de plugin porque não recomendamos essa prática: se você deseja receber comentários, deve deixar o espaço livre. Se estiver tendo algum problema com trolls ou haters você pode deixar os comentários moderados e, assim, recusar os que contiverem ameaças, calúnias e coisas do tipo. Sugiro que você leia também nosso post O que não fazer no seu blog.