SEO: dicas simples e fáceis para colocar em prática agora mesmo

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Quem tem medo de SEO? Talvez só mesmo programadores e especialistas em SEO não tenham. Esse tal de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) assusta muita gente, mas lembra que eu falei que quando a gente bloga direitinho, acabamos por alcançar bons resultados nos sites de busca? Vem  comigo que o post de hoje vai mostrar dicas simples e fáceis, coisas que todo blogueiro deveria fazer. :)

Ajude o Google a encontrar seu site

Crie títulos inteligentes

Já publicamos aqui um post com cinco dicas para criar títulos atrativos para artigos – dá uma olhadinha lá, eu espero. Leu? Ok, então vamos continuar. Percebeu que, na hora de criar títulos, todas as dicas mantém o foco no usuário, na maneira como as pessoas pesquisam na internet? Quanto mais seus títulos se aproximarem da maneira como as pessoas pesquisam, mais facilmente seus posts serão encontrados pelos sites de busca.

Sei que títulos assim nem sempre parecem muito criativos, de impacto, mas são eles que trazem melhores resultados nas buscas. Exemplos:

– Título mais bem humorado: Maçã para o final de semana.

– Título mais otimizado para SEO: Receita de torta de maçã.

Use links amigáveis

Esse item tem tudo a ver com o anterior, sobre títulos. Já notou que alguns sites e blogs têm URLs esquisitas? Exemplos: dominio.com/palavras-ileg&%veis ou dominio.com/?p=2089. Ora, quem estiver buscando receita de torta de maçã não vai digitar esses códigos! O correto é dominio.com/receita-torta-de-maça, resumido e sem acento (a acentuação é um dos motivos pelos quais palavras se tornam ilegíveis nos links). Para corrigir isso você deve fazer duas coisas:

1. No dashboard do WordPress, vá em Configurações > Links permanentes. Veja que a opção padrão é aquela com número, mas essa não é a melhor – na verdade, é a pior de todas! Selecionar as opções com datas também não é muito interessante, pois fará com que o link fique maior (você pode deixar para mostrar a data do post no artigo, não no link dele). Sugiro que você selecione Nome do post, seu link vai ficar assim: seudominio.com/nome-do-post.

2. Agora você já sabe: palavras acentuadas estragam os links. Mas isso não quer dizer que você vai fazer títulos sem acentuação, pontuação ou cedilha: vamos corrigir só o link, não a grafia do título. No painel de edição do post, embaixo da caixa do título está o link permanente da publicação. Aparece o link do seu site, que você não pode mudar (seudominio.com) e, em seguida, o título do post transformado em link e ao lado o botão Editar. Clique em Editar e se abrirá a caixinha para corrigir o link, como na imagem abaixo.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Escreva o link sem acento e, se o título do post for extenso, também vale resumir o link usando apenas as palavras chaves. Exemplo: se o título do post for “Receita de torta de maçã com calda de caramelo” você pode deixar o link como seudominio.com/receita-torta-maça-caramelo.

Faça link building

Em palavras simples, link building é o processo de estruturamento dos links no e para o seu site. Em palavras mais simples ainda: significa seus artigos fazendo links para outros artigos do seu blog e também receber links vindos de outros sites. Para os mecanismos de busca, a quantidade de links que um site recebe significa o quanto aquele conteúdo é útil e confiável, ou seja, quanto mais links você receber, melhor “imagem” você tem com os robôs de busca.

Os links que você faz para seus próprios artigos são chamados links internos. Fazemos muito isso aqui no Metablog: nossos posts costumam ter relação com outros artigos que nós mesmos já publicamos, então fazemos links para estes posts. Note que essa estratégia, além de contribuir para o SEO, também interfere na qualidade do conteúdo que você oferece, pois agrega valor aos seus artigos e também favorece que o leitor continue no seu site, indo de link em link, de post em post.

Já os links que você recebe de outros sites são links externos. Nota: links que você faz para outros sites também se chamam links externos. Como conseguir que outros blogueiros façam links para você? É possível fazer parcerias, mas essa prática muitas vezes é questionável; o jeito mais ético é oferecer conteúdo de qualidade e investir na divulgação adequada do seu site, pois quanto mais blogueiros conhecerem seu blog, mais chances você tem de que eles linkem você espontaneamente.

Já falamos sobre links internos e externos aqui no Metablog, sugiro que você confira o artigo. Sim, acabei de fazer link building. :D

Use um plugin de SEO

Vamos ser honestos: uma das coisas que nos assusta com SEO é a quantidade de termos técnicos, todos em inglês, numa linguagem que não dominamos. Se nem entendemos direito o que devemos fazer, muito menos como fazer. E o medo de abrir o código, fazer uma besteira e estragar todo layout? Os plugins de SEO estão aí para nos ajudar com isso, ufa!

A instalação é fácil: buscar o plugin pelo nome no próprio dashboard e instalar (sempre faça backup antes de qualquer alteração). Aí vem a configuração. Sim, os termos técnicos estão lá. Porém é muito mais fácil administrar pelo plugin: se você não sabe o significado daquela opção, você pesquisa exatamente aqueles termos, assim poderá compreender cada uma das opções sem tanta confusão, e ir selecionando de acordo com o que julgar mais adequado às necessidades do seu site.

Nós, do xCake, usamos o Platinum SEO Pack tanto aqui no Metablog quanto em nossos blogs pessoais, inclusive já o recomendamos aqui anteriormente, gostamos muito dele. Outro plugin bastante utilizado é o WordPress SEO by Yoast, a escolha do plugin fica a seu critério.

 

Viu como otimização para sites de busca não precisa ser um bicho de sete cabeças? E que quando a gente segue as boas práticas acabamos interferindo positivamente nas buscas mesmo quando não entendemos muito sobre SEO? :)

11 Comentários em SEO: dicas simples e fáceis para colocar em prática agora mesmo

  1. Muito legal! Algumas dicas eu já uso e gostei de aprender outras com vocês. =)

    1. Lis Comunello em março 06, 2013

      Oi, Tatiana!
      Fico feliz em saber que estamos ajudando! E continue com a gente, vamos adorar receber seus comentários e seguir colaborando. :)

  2. Analista de SEO em março 28, 2013

    Muito bem explicado, kk e SEO como você disse não é um bicho de 7 cabeças, na verdade o pessoal pergunta mas o que é isso, colocar um site no google é muito fácil, mas não sabe o que ocorre na verdade.

  3. Felipe em março 31, 2013

    SEO é algo simples e complexo, depende do nivel que quer, digamos, usar.
    Mas tem um porém no seu texto, em “CRIE TÍTULOS INTELIGENTES” você diz para criar o titulo “Receita de torta de maçã.”, mas há centanas ou até milhares de paginas com esse conteudo, com um titulo assim voce fica dependendo mais ainda do q é mais importante em SEO, links externos e conteudo, bem como a densidade de keywords no conteudo. Portanto, em casos onde o titulo fica correto, como apresentado, mas é um titulo que já existe em numero indefinido na internet sugiro que aumente o titulo e deixe mais especifico, mais unico, sempre dando atencao a densidade de keywords no seu conteudo e a relacao delas com o titulo, nao adianta falar de torta de maçã se não fala disso no texto.

    1. Lis Comunello em abril 03, 2013

      Olá, Felipe.

      Sim, existem centenas ou até milhares de páginas com o título “Receita de torta de maçã”. Porém, como o artigo cita e você também pontuou, há vários fatores que influenciam no SEO. Esse mesmo título em um blog com um bom linkbuilding certamente consegue um posicionamento melhor do que outro artigo, com o título idêntico, mas que não trabalha linkbuilding. Como já comentamos aqui no Metablog, o bom rankeamento não depende de apenas uma variável, ou seja, não adianta se preocupar só com o título, ele por si só não garante uma boa posição nas buscas. Mesmo assim, claro que ele é importante, e justamente por isso é importante que contenha as keywords do artigo: neste exemplo específico, “receita”, “torta” e “maçã”. ;)

  4. Ana em outubro 26, 2013

    Oii Lis!
    Parabéns pelo post muito esclarecedor, mas estou com algumas duvidas, peço sua ajuda. No link permanente das minhas postagem aparecem a data, deixo assim ou personalizo? Referente aos PLUGIN DE SEO existe algum para o Blogger ou os citados para o WordPress podem ser usados para o Blogger? Se não qual posso usar no Blogger?
    Obrigada!

    1. Lis Comunello em outubro 29, 2013

      Olá, Ana!

      O ideal é que os permalinks não sejam muito compridos – não interfere na indexação pelos buscadores, mas evita que o link apareça truncado nos resultados. Aqui no Metablog só usamos o WordPress, por isso desconhecemos plugins para o Blogger. Que tal migrar para o WordPress? Ele é o melhor CMS para sites e blogs. ;)

  5. Márcia Henz em dezembro 02, 2014

    Oi Lis, obrigada pelas dicas!
    Uma dúvida: na hora de fazer meu linkbuilding, faz diferença se eu usar o shortlink?
    Um beijo!
    Marcinha

    1. Lis Comunello em dezembro 05, 2014

      Boa pergunta, Márcia! Eu também não sabia, pesquisei e também conversei com colegas programadores e acreditamos que não prejudica. :)

  6. Bruno Fernandes em fevereiro 19, 2015

    Ótimas dicas, parabéns. Só uma dúvida, as ordens das posições das empresas mudam no Google de acordo com a palavra, e se eu utilizar para o meu site por exemplo apenas palavras-chave sem acento, pois sem acento as pessoas buscam mais, posso fazer isso? Eu corro o risco de cair posições na mesma palavra com acento, se eu utilizar apenas a sem acento?

    1. Lis Comunello em fevereiro 20, 2015

      Você pode usar com e sem acento, Bruno. Porém o que mais vai contribuir para um bom posicionamento é, na verdade, produzir conteúdo de qualidade. Se você contratasse uma agência especializada em SEO para otimizar seu site eles, mesmo especializados em SEO, iriam recomendar a publicação constante e de qualidade para se manter bem posicionado.