Qual o maior pecado que um blogueiro (não) pode cometer?

Práticas inaceitáveis escrito por

Ficou com preguiça até de pensar em alternativas? Xiii… Hotlink é inaceitável, plágio pode dar processo, ignorar os leitores é tiro no pé, mas o pior mesmo é a preguiça. Geralmente é por causa dela que blogueiros cometem os outros erros passíveis de serem cometidos: quem não pesquisa e não aprende coisas novas comete mais erros. Note que nem estou falando da preguiça de escrever – que obviamente também é péssima! -, mas da preguiça de pesquisar e aprender.

Você tem um tema personalizado, exclusivo, lindo: lamento decepciona-lo, mas isto não é suficiente para ter um blog de sucesso. Seu blog precisa de conteúdo de qualidade, precisa ser organizado, os elementos da página precisam ser pensados, novos plugins irão surgir e assim por diante. E o único jeito de fazer isso direito é pesquisando. Não, seus amigos blogueiros não têm obrigação de explicar tudo pra você, o tempo deles também é precioso, é necessário pesquisar. Ainda que você contrate blog coaching, ou seja, pague alguém para ensina-lo a blogar, é importante pesquisar e estar disposto a aprender sozinho. Sim, há quem ofereça esse serviço – pra ver o quanto isso dá trabalho e demanda tempo!

Quer um plugin para determinada função? Corra ao oráculo e digite palavras-chave sobre o que você precisa, como por exemplo “divulgar blog”: acabei de fazer isso e para esta busca apareceram 11.600.000 resultados, impossível não encontrar nenhuma ferramenta de divulgação que agrade. O mesmo vale para qualquer assunto que deseje saber: digite palavras-chaves, tente sinônimos também. Sempre que tiver alguma dúvida, antes de perguntar a alguém pesquise na web: você vai encontrar a resposta para o que procura e muito mais, portanto aprenderá mais do que se tivesse perguntado para alguém. Não quer dizer que você nunca possa perguntar nada para ninguém, mas que antes é preciso pesquisar – se ainda assim tiver dúvidas, elas serão mais direcionadas/específicas e quem for lhe responder poderá, também, ser mais objetivo. Você ganha conhecimento e não corre o risco de se tornar “o chato que quer tudo fácil” (e que os outros blogueiros passarão a evitar contato).

Você também pode e deve recorrer aos meta-blogs, ou seja, blogs que ensinam/ajudam a blogar, blogs sobre blogs: tenha-os em seus favoritos e assine o feed, pesquise neles. Espero que você já seja usuário assíduo de feeds e que, entre suas assinaturas, haja feeds de meta-blogs: você sanará dúvidas antes mesmo que elas surjam. Quando encontrar tutoriais que deseje executar faça backup do seu blog e tente sozinho, se conseguir concluir sem pedir ajuda garanto que a sensação é deliciosa (frisando: sempre faça backup antes de efetuar mudanças!).

Leu alguém falar algo no Twitter e você não sabe do que se tata? Oráculo de novo, certamente você terá respostas mais completas do que se perguntasse no Twitter. Quanto tempo você leva procurando imagens para divulgar seus posts? Quando surge a necessidade de instalar uma nova função no seu blog, quanto você pesquisa para encontrar soluções? Você está no Gtalk com um amigo blogueiro e ele cita uma ferramenta que você desconhece: você pergunta e espera que ele explique tudo ou corre abrir uma nova aba no navegador para pesquisar? Pois saiba que a preguiça inclusive coloca em risco a segurança do seu blog.

Seja curioso, pró-ativo. E é até irônico: se você pesquisa antes de perguntar, seus amigos blogueiros perceberão e terão mais disposição para lhe explicar algo. Afinal tem gente mais chata do que quem tem preguiça de pesquisar e aprender, não quer fazer esforço? As pessoas evitam contato, não têm disposição para lhe explicar o que já está explicado web afora. Os blogueiros e blogs que você mais admira passam mais tempo pesquisando do que perguntando, pode ter certeza. Preguiça é incompatível com blogs de sucesso, simples assim.

2 Comentários em Qual o maior pecado que um blogueiro (não) pode cometer?

  1. Graça em outubro 13, 2014

    Excelente! Estou aprendendo muito. Anoto as dicas. Sem preguiça! Quero ser uma blogueira de sucesso!

    1. Lis Comunello em outubro 14, 2014

      Obrigada pela audiência e boa sorte, Graça! :)