Qual o diferencial do seu blog?

Planejando seu blog escrito por

Você tem um blog sobre determinado assunto. Você e mais dezenas, talvez centenas de outros blogueiros . Como se destacar no meio de tantos outros blogs do mesmo nicho que o seu? Vem comigo que o papo hoje é sobre diferencial. :)

A importância do diferencial

Se você é só mais um na multidão, iguais entre tantos outros iguais, por que as pessoas iriam preferir seu blog ao invés de qualquer outro parecido? Se o blog é mais do mesmo, tanto faz pro leitor onde ele irá buscar o conteúdo que deseja. Mas se o blog tem algo a mais, alguma coisa diferente, aí as coisas começam a mudar.

Tem blogs de cinema que eu leio porque só nele encontro informações além da ficha técnica básica e sinopse copiada – gosto de saber a opinião pessoal do blogueiro sobre o filme. Tem blog de moda  e maquiagem que eu leio porque a blogueira tem coragem de ser honesta: se ela recebeu  um produto para testar e não gostou, ela faz a crítica mesmo sabendo que por isso talvez aquela marca não mande mais produtos para ela. Tem blog pessoal que gosto de acompanhar porque o estilo de escrever do blogueiro é único, a navegação é intuitiva e os links não abrem em outras abas ou janelas. Tem metablog que o conteúdo é ótimo, mas o feed é incompleto – aí eu não assino e não acompanho (com tantos metablogs com bom conteúdo e feed completo, para quê assinar um que tenta me obrigar a acessar a página dele ao invés de permitir acompanhar pelo feed?).

Seu blog precisa de um diferencial. Tem que ter algo a mais ou, se não tiver, que pelo menos o que tem seja apresentado de uma maneira mais criativa, diferente.

Identificando o diferencial

Primeiro de tudo, vamos esclarecer os conceitos de forma e conteúdo. Conteúdo é isso mesmo que você está pensando, o significado é óbvio e intuitivo. Já a forma é a maneira como você apresenta o conteúdo. Você pode oferecer as mesmas informações (o conteúdo) de diversas maneiras: em forma de texto, em vídeo, em imagens através de montagens, etc. Até seu estilo de escrita pode ser uma forma diferente de apresentar o conteúdo. Mas a forma vai além: de que maneira seu conteúdo é distribuído no layout?

Depois observe em seu próprio blog o conteúdo e a forma e parta para a análise de outros blogs do mesmo nicho que o seu. Analise e compare tanto a forma quanto o conteúdo, identifique o que cada um tem de único. Em paralelo, ouça seus leitores, a experiência de ler e responder comentários não deve ser feita no “piloto automático”, devemos observar o que é dito nas entrelinhas. Também é bom considerar o que é dito sobre seu blog nas redes sociais e você pode criar pesquisas – seja com formulários, seja um post perguntando aos leitores o que eles mais gostam no blog, quais as principais motivações para visitarem seu blog, etc. Vale muito reler nosso post Você sabe ouvir seus leitores?, ele pode lhe ajudar muito.

Criando o diferencial

Agora que você já analisou o trabalho de outros blogueiros e colheu informações com seus leitores, é hora de começar a planejar e efetivar mudanças. Trabalhe da maneira que você consegue criar melhor: pode ser listando todas as informações, pode ser com printscreens, como preferir. O importante é você encontrar coisas que você possa oferecer de diferente aos leitores, seja no conteúdo, seja na forma – ou, melhor ainda, em ambos. Só não vale, de maneira alguma, copiar descaradamente o trabalho de outros blogueirosisso é plágio, é desonesto e é crime.

Temos vários posts aqui no Metablog que podem lhe ajudar a encontrar diferenciais: sobre produção de conteúdo, design (temas personalizados e identidade visual são as melhores opções em termos de diferencial usando design), ferramentas úteis, planejamento, etc. Só tome cuidado para que a “inspiração” não seja uma mera cópia de outros blogs, Direitos Autorais é coisa séria! Enfim, existem diferenciais que são mais elaborados, mas também existem alternativas de execução mais simples: uma nova categoria com um assunto do seu nicho, mas que os outros blogs não tenham, por exemplo; ou ainda definir um estilo de escrita bem particular, só seu, que faça com que as pessoas reconheçam como seu mesmo que esteja publicado em qualquer outro lugar.

Agora me conta: qual é o diferencial do seu blog? Se você já identificou, quero saber. Se ainda não identificou, este é o seu dever de casa desta semana. :D

13 Comentários em Qual o diferencial do seu blog?

  1. Rafael Costa em janeiro 29, 2014

    Olá Lis

    Gostei muito do seu artigo, tenho um blog que mantenho a algum tempo e estava justamente pensando sobre essa questão do diferencial e seu artigo veio na hora certa muito obrigado e parabéns.

    1. Lis Comunello em fevereiro 07, 2014

      É sempre um prazer ajudar, Rafael, estamos aqui para isso mesmo. :)

      Aproveito para sugerir a leitura dos nossos artigos de planejamento, que são bons para qualquer blogueiro, mas para os inciantes são ainda mais. ;)

  2. Amanda Soldi em abril 09, 2014

    Olá, sempre acompanho o blog e nunca dei as caras hehe adoro todo o conteúdo! Parabéns!

    Tenho uma dúvida, estou criando um blog para casamentos e estou decidindo se é melhor fazer ele bem abrangente em termos de público/região ou mais focado na minha cidade e região? Claro que estando online todo o mundo pode ter acesso, mas no caso seria focar em postar coisas para uma região especifica. Qual é melhor? Pois tenho receio em me aventurar com o gigantes do nicho hehe

    Desde já agradeço!

    Bjs.

    1. Lis Comunello em abril 09, 2014

      Amanda, depende dos seus objetivos e das suas possibilidades/limitações. Sugiro que você pesquise e analise bem os blogs e sites do seu nicho e reflita com toda honestidade: onde você quer chegar e quais suas possibilidades e limitações reais? Nossos posts sobre Planejamento devem lhe ajudar. :)

      1. Amanda Soldi em abril 10, 2014

        Mas eu posso começar mais local e expandir o raio futuramente?

        1. Lis Comunello em abril 10, 2014

          Pode sim, Amanda. :)

  3. Fernanda Maria em abril 14, 2015

    Olá, sei que o post é do ano passado mas gostaria de tirar umas dúvidas.
    Meu blog é pessoal mas, posto algumas outras coisas que acho legal, tem tutorial, reviews de produtos que usei, músicas e fotos…
    Bem, eu tenho depressão e estou preparando um post sobre isso diferente, vai ter pessoas que tem depressão contando como é, fiz até algumas perguntas e uma psicóloga vai dar seu parecer sobre o assunto mas é um post sabe não tenho assim tantos posta como esse como gostaria e eu gostaria de contar como se fosse um diário mesmo como é meu dia a dia com depressão só não sei se seria bem aceito, se interpretariam como mimimi enfim gostaria de pedir se possível que desse uma rápida olhada no meu blog e me dissesse com sinceridade o que está errado…. Aaa vou ver como divulgar melhor o blog e a parte do Fred não sei mexer mesmo rsss uso um diferente o mailchip mas nem entro lá confesso …
    Agradeço se puder me ajudar e muito bom o post.
    Abraço grande e obrigada desde já.

    1. Lis Comunello em abril 15, 2015

      Fernanda, o xCake não faz análise e nem consultoria sobre gerenciamento de conteúdo, nem pelo estúdio e nem aqui pelo Metablog. É um trabalho que demanda tempo e comprometimento, não tem nem como ter uma conversa que traga todos os pontos necessários em caixas de comentário, entende? Se você desejar, posso prestar esse serviço para você, mas particular, como autônoma e não pelo xCake. O que eu posso dizer a você por aqui é sugerir analisar se o seu público atual tem interesse no conteúdo sobre depressão e então avaliar se inclui essa pauta no seu blog atual ou se abre um outro blog só para falar da rotina da depressão. Sim, provavelmente há pessoas que pensem que é mimimi, mas também tem muita gente passando pelo mesmo problema e que poderia encontrar conforto e informação no seu blog – seja um novo só para isso, seja no seu blog atual. Boa sorte! :)

      1. Fernanda Maria em abril 17, 2015

        Puxa Lis, desculpe, não quis realmente pedir consultoria para o meu blog, se pareceu isso desculpeeeee as vezes,muitas alias, não sei usar as palavras certas…
        Particular? sim, a hora que der vou querer mesmo com certezaaaaa
        Aaaa, me fala uma coisa:
        O Feedly, mostra meu blog de forma esquisita, apenas 3 posts e só dois com imagem uma coisa meio bizarra e no Bloglovin ele aparece estranho também…dai que, exclui tudooo do FeedBurner e comecei de novo e to vendo se da certo né…mas to achando estranho demais gente,tem alguma coisa errada…
        Pior que procuro no google e não acho nada enfim, continuo minha busca mas, se puder ajudar agradeço demais mesmo e obrigada pela resposta.
        Bjs mil

        1. Lis Comunello em abril 17, 2015

          Imagina, Fernanda, não precisa se desculpar. :)
          Infelizmente fico devendo a solução para o feed do seu blog, pois esse tipo de problema geralmente envolve programação. Se fosse algo no feed teria funcionado excluir o FeedBurner e fazer de novo, mas se não resolve provavelmente é algo no código do seu layout mesmo. E programação é algo complexo, não aconselho mexer no código sozinha quando não se tem noções razoáveis de programação, o mais seguro é conversar com um programador. :(