Qual a largura adequada para um blog?

Design & Programação xCake escrito por

Hoje quero falar um pouco sobre um assunto que gera bastantes dúvidas por parte de nossos clientes. Você não é cliente xCake? Não tem problema: este post é do interesse de todo blogueiro. =)

O assunto é o tamanho do tema x resolução de monitores e as dúvidas sobre isto são quase sempre as mesmas: dá pra deixar meu tema maior? Dá pra deixar menor? Por que meu blog aparece no meu computador de um jeito e no do meu/minha namorado/a de outro?

Para entender as respostas é preciso levar alguns pontos em consideração.

Só porque o monitor é grande não quer dizer que a pessoa verá o navegador naquela largura. A Claudia Regina, por exemplo, tem um monitor de 27 polegadas, mas é impossível usar o navegador nesta largura porque é horrível para ler. Se o texto estiver numa coluna muito larga é preciso movimentar muito os olhos de um lado para outro para ler e isto é muito cansativo, acabaremos abandonando a página antes de terminar a leitura. Faça o teste: numa largura menor você movimenta pouco os olhos, depois experimente ler algo tendo que movimentar os olhos o tempo todo e veja qual método é menos cansativo. Aqui tem um post bem interessante sobre isto (em inglês), inclusive com um gráfico sobre os tamanhos de navegador geralmente utilizados.

Viu, através do gráfico, que a maioria esmagadora das pessoas vê sites num espaço entre 1000px e 2000px? É por isso que nossos temas seguem o padrão de largura que varia entre 1000px e 1250px. Daqui uns cinco anos pode ser que o tamanho padrão aumente, mas enquanto não mudar continuaremos a fazer temas dentro do tamanho padrão.

Isto posto, vamos às dúvidas. =)

Como meu blog vai ficar no iPad? E nos outros dispositivos móveis?

O iPad possui resolução de 1024×768, portanto a visualização do site é normal. Na verdade, todos os tablets e celulares atuais adequam o site para o tamanho da tela, o zoom é feito pelo próprio usuário no conteúdo desejado.

Por que meu blog fica de um jeito no meu computador e diferente em outros computadores?

É normal. Cada computador tem uma resolução e trabalhamos para que o conteúdo seja visto com qualidade em todos eles. Mesmo que fique diferente, a qualidade permanece.

Dá pra fazer com que a informação X apareça logo que o site for acessado?

Como cada pessoa usa uma resolução diferente, é normal que ao entrar no blog quem usa resoluções menores veja menos conteúdo do que quem usa resoluções maiores. As informações importantes serão destacadas não só com sua posição (mais no topo possível de acordo com o layout), mas também com todo design do layout (que inclui formas, cores e pontos negativos).

Achei o site muito grande, dá pra deixa-lo menor?

Se deixarmos menor quem tem resoluções maiores verá o site perdido no meio de um mar de fundo. É por isto que fazemos os temas em 1000px e não menores.

Achei o site muito pequeno, dá pra deixa-lo maior?

Se aumentarmos quem tem resoluções menores não conseguirá ver todo site, precisará ficar rolando a barra de rolagem horizontal (que é muito chato e afasta os visitantes). É por isto que fazemos os temas no tamanho padrão de 1000px e não maiores.

O que são layout de largura fixa e layout líquido?

Layout líquido? Sim, é este o nome dado para temas cuja largura se ajusta conforme o tamanho do monitor. Eles só funcionam bem em informações tabeladas (como em uma loja virtual) ou em layouts super cleans (como o do Gmail). Em layouts personalizados eles dão problema, por isso o xCake faz temas de largura fixa, como na maioria esmagadora dos sites incluindo portais.