Por que meu blog não cresce?

Práticas inaceitáveis escrito por

Você tenta, mas seu blog não cresce. Você faz de tudo e mais um pouco, mas mesmo assim seu blog estagnou. Você se pergunta o que está fazendo de tão errado e está ao ponto de desistir de blogar. Calma, não tome decisões precipitadas. Já ouviu falar que é na crise que a gente cresce? Uma empresa em crise precisa se reinventar para superar a má fase e, com isso, acaba se tornando uma empresa melhor em vários aspectos se o gestor tiver a mente aberta. Na vida pessoal também: é quando você está no meio do furacão que você pode se tornar um ser humano melhor e uma pessoa mais forte, basta se abrir para isso. Com seu blog não seria diferente, então vem cá que hoje veremos algumas dicas. :)

1. Você pensa demais no sucesso

Sim, você entendeu certo: pensar demais no sucesso atrapalha o caminho até lá. Se você ficar pensando só na linha de chegada, vai deixar passar coisas importantes que precisa fazer durante o percurso até seu objetivo. É como uma empresa que teve baixa nas vendas e acha que o problema a ser resolvido é aumentar as vendas – não é! A empresa precisa identificar o que fez as vendas caírem, esse sim é o problema que ela precisa resolver; crescimento das vendas é a consequência de ter resolvido o problema real, entende?

O mesmo vale para o seu blog: identifique qual o verdadeiro problema que impede seu blog de crescer, é nisso que você precisa se concentrar. E que problemas poderiam ser? Bom, na verdade tudo que publicamos aqui no Metablog são bons caminhos a serem seguidos, são estratégias e táticas que vemos funcionar na prática, tanto com nossos próprios blogs quanto com os blogs que acompanhamos. Tudo que escrevemos aqui pode ser a sua salvação ou a sua pedra no sapato, mas vou reunir nesse post os motivos mais frequentes para estagnar um blog.

2. Divulgação ruim

Talvez você não esteja divulgando direito seu blog/seus posts. Não basta pegar o post recém-publicado e mandar para o Twitter ou o Facebook, divulgação vai muito além disso. Temos vários artigos aqui no Metablog com dicas para promover seu blog e sugiro que você leia tantos quanto puder, especialmente esses:

3. Pouca ou nenhuma atenção aos leitores

Talvez você não consiga responder todos os comentários assim que eles surgem, mas certifique-se de responder todos – ou quase todos. A caixa de comentários é cartão de visitas do seu blog, cuide bem dela. Mas não é só isso: você também precisa saber ouvir seus leitores, não só os que comentam no seu blog, mas também os que interagem com você nas redes sociais.

4. Deficiência na redação

Acontece muito, especialmente com quem está escrevendo para “cumprir tabela”, no estilo “já devia ter publicado isso ontem, agora vai assim mesmo”. Não, não pode ir assim mesmo. Tudo que você for publicar no blog precisa ser revisado: ortografia, gramática, concordância, pontuação. Se você não lembra mais da estrutura básica de um texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), se já esqueceu quando é hora de encerrar um parágrafo e iniciar outro, não é vergonha nenhuma pesquisar a respeito. Reconhecer deficiências permite superar as deficiências, enquanto negá-las só faz com que o monstrinho embaixo do tapete fique cada vez maior. Leituras complementares recomendadas: O que fazer antes de publicar um post? e Oito dicas básicas de redação.

5. Diferencial

Ah, esse tal diferencial… É muito importante e envolve várias frentes, por isso decidi dividir as dicas sobre diferencial em dois tópicos – conteúdo e design – justamente para que ambas as frentes fiquem bem evidenciadas. Mas, antes de continuar, sugiro a leitura desse post: Qual o diferencial do seu blog? Leu? Então vamos em frente.

5.1. Conteúdo

Talvez sua deficiência não seja a redação em si, mas as pautas. Você só publica as mesmas coisas que os outros blogueiros do seu nicho também publicam? Quando foi a última vez que você levantou uma pauta antes dos outros? Ainda que seu blog seja de nicho, você precisa encontrar assuntos para abordar que não sejam mais do mesmo em relação aos outros blogs.

Vou usar o próprio Metablog do xCake como exemplo. Nós temos um nicho bem específico: é um metablog corporativo, ou seja, um blog de uma empresa e fala sobre blogs. Além do nosso, quantos metablogs você acompanha e o que você encontra neles? Muitas pautas que publicamos estão também em outros metablogs: dicas de segurança, de plugins, de produção de conteúdo, etc. Porém não são todos que levantam reflexões – e nós levantamos. Enquanto os metablogs em geral incentivam a produção de conteúdo em vídeo, nós aqui refletimos se YouTube é pra todo mundo. Nós, assim como outros metablogs, damos dicas para seu blog alcançar o sucesso, mas antes disso levantamos uma reflexão: o que é sucesso para você e como mensurá-lo? Já propusemos reflexões até sobre o que podemos fazer em nossos blogs versus o que é conveniente fazermos.

Percebe que, mesmo dentro do nicho, é possível encontrar pautas que não sejam idênticas às dos outros blogueiros? Procure, pense, reflita, você há de encontrar uma maneira de ter conteúdo diferencial dentro do seu nicho. Quer ajuda? Todos os nossos artigos sobre produção de conteúdoplanejamento e organização e produtividade podem ajudá-lo. Ok, ok, vou destacar alguns.

5.2. Design

Vamos começar pelo layout: ele é personalizado ou igual a tantos outros web afora? É responsivo (friendly para smartphones e tablets)? Usa uma programação atualizada ou ainda está na era do flash? Pois saiba que seu layout e sua identidade visual têm uma parcela bem grande de responsabilidade para fidelizar seu público e fazer seu blog se destacar na multidão.  Confira os posts abaixo:

Agora que você já entendeu a importância de ter não apenas um layout personalizado e sim uma identidade visual bem feita e que transmita a personalidade da sua marca, podemos falar em formatação dos seus artigos. Isso porque, sim, a formatação dos posts também deve estar a serviço da identidade visual da sua marca. Olha só:

E mais: a formatação dos posts deve não somente reforçar a identidade visual, mas também ajudar a prender o leitor no seu blog. Textos centralizados, por exemplo, são horríveis para ler. Imagens muito pequenas não ajudam a ilustrar o post – você pode ficar tentado a colocar imagens demais e, a menos que seu produto, serviço ou nicho tenham forte apelo visual, o que deve ter destaque é o conteúdo que você produz e não imagens feitas por outras pessoas. A fonte também deve ter um tamanho adequado – não precisa e nem deve ser imensa, mas muito pequena dificulta a leitura e as pessoas irão abandonar sua página, escolha um webdesigner que realmente saiba criar para web (pode acreditar: tem diretor de arte que é incrível para diagramar layouts para revistas, jornais e outdoors, mas é uma negação para criar layouts para blogs e sites).

Sei que já indiquei um monte de links nesse post, mas recomendo fortemente que você leia todos os artigos das categorias aqui indicadas. Super vale deixar esse post numa aba aí do seu navegador e ir lendo todos os links e categorias aos poucos, na medida em que for possível para você. E é claro que os comentários estão abertos, não apenas nesse post, mas em todos os artigos linkados hoje, então não se acanhe e traga suas dúvidas e experiências. :)

3 Comentários em Por que meu blog não cresce?

  1. Guilherme pereira em maio 30, 2015

    nossa que maravilha ter encontrada essa página era isso que eu estava prescisando para dar um up ! e voltar a cresçer meu blog site estava muito devagar

  2. tiago josé em maio 30, 2015

    amiga você me sugere também contato visual digo fotos imagens ajudam mais na divulgação do que um texto bem elaborado?

  3. Luciana em agosto 06, 2015

    Olá! Simplesmente adoro p trabalho de vocês! Conteúdo, reflexões, forma de escrever! Parabéns! Ah! Me ajuda muito!