Plugins para blogs e sites em WordPress

Ferramentas úteis escrito por

Quer turbinar seu blog ou site em WordPress? Então vem comigo que hoje tem dicas de plugins para segurança, divulgação e mais!

Atenção, sempre é bom lembrar: antes de fazer qualquer instalação ou alteração, faça backup do seu blog/site. Os plugins abaixo foram todos testados e aprovados por nós e não temos problemas com eles, mas dependendo da versão do seu WordPress conflitos podem ocorrer, portanto faça backup.

Login LockDown

Como segurança vem sempre em primeiro lugar, vamos começar pelo plugin Login LockDown. Lembra que em Abril o WordPress sofreu ataques massivos? Na época compartilhamos em nossa fanpage a orientação da BrasilServ sobre o plugin Login LockDown – se você ainda não curtiu nossa fanpage e não nos segue no Twitter, convido você a nos acompanhar nessas redes, pois são nesses espaços que compartilhamos avisos urgentes, como foi o caso dos ataques no WordPress.

O Login LockDown é muito eficiente e fácil de instalar e configurar. Após a instalação pelo próprio painel do WordPress, vá em Configurações e acesse o plugin: você deve escolher quantas vezes o IP pode tentar acessar seu site e, após o número de tentativas que você determinar (frustradas, com senha errada), aquele IP ficará bloqueado pelo tempo que você especificar. É muito simples, mas se preferir o Dicas WordPress tem um tutorial em texto e também encontrei um outro tutorial em vídeo.

Subscribe To Comments Reloaded

Se você já deixou comentários aqui no Metablog, deve ter percebido que temos uma opção para você escolher se quer ou não receber por email a resposta ao seu comentário. Trata-se do plugin Subscribe To Comments Reloaded, ferramenta utilíssima para manter o diálogo com seus comentaristas e incentivá-los a voltar ao blog para continuar a conversa. De quebra já tem toda tradução em Português, ou seja, mais fácil ainda para configurar. É possível personalizar as informações que o assinante receberá, gerenciar as inscrições e muito mais.

Download Monitor

Se você disponibiliza arquivos para download em seu blog ou site, o Download Monitor é o plugin certo para você. Não estamos falando de materiais protegidos por Leis de Direitos Autorais, mas de arquivos produzidos por você, como ebooks, PDFs de conteúdos diversos e mesmo músicas e vídeos de sua autoria. O plugin permite adicionar, editar e remover arquivos de download em uma interface familiar; categorizar e/ou marcar arquivos; acompanhar as contagens de download; etc.

WP-UserOnline

O WP-UserOnline permite, como o nome sugere, contabilizar quantos usuários estão online no seu site ou blog. Mas antes de você correr instalar a ferramenta, vamos fazer uma reflexão sobre as motivações para utilizar plugins como esse. Se você deseja tão somente exibir quantas pessoas estão online, cuidado: se seu blog/site ainda não tem um número considerável de acessos o visitante pode se sentir desmotivado a retornar, além de poucos visitantes online não ser bom negócio para quem deseja monetizar o blog. Se você recebe muitos acessos, ok; se não tiver, não recomendo disponibilizar a contagem no blog ou site.

Mas mesmo que considere ser melhor não exibir os visitantes online, ainda assim o plugin pode lhe ser útil: a contagem e as estatísticas vão aparecer para você, no dashboard, mesmo que você não deixe a contagem visível no blog. As estatísticas mostram, por exemplo, de onde são os visitantes, se são visitantes constantes ou novos, em que página ele está e em qual estava anteriormente. Se o seu objetivo é obter essas informações para transformá-las em melhorias no seu conteúdo, vá em frente – mas se for apenas para exibir o número de pessoas online, pense duas vezes. ;)

Tweetily

Percebeu que muitos dos nossos tweets têm a hastag #metablog? São os tweets enviados pelo plugin Tweetily com posts já publicados aqui no Metablog. Você pode configurar o intervalo de tempo entre cada tweet automático, se a publicação terá apenas o título do post ou mais texto, se terá ou não hastag e a posição dela no tweet (início ou fim) e muito mais. Uma das configurações mais importantes diz respeito às categorias: promoções e sorteios antigos, por exemplo, não devem ser incluídos nas publicações do Tweetily, afinal seus seguidores certamente não iriam gostar de serem incentivados a ver promoções que já acabaram, certo? Se uma taxonomia bem organizada já era essencial, com o uso do Tweetily ela se torna ainda mais importante.

E você, tem dicas de plugins para compartilhar com a gente? Quais são seus preferidos? Já usa algum dos acima indicados? Aproveite para ver o plugin Subscribe to Comments Reloaded em ação deixando sua experiência com plugins nos comentários. :D

Update

Janio Sarmento, que além de amigo querido é uma fonte super confiável para informações relativas à segurança e estabilidade de blogs e sites, deixou um alerta nos comentários sobre o plugin WP-UserOnline. Ele explicou que, com esse plugin, se houver muitos acessos o servidor é rapidamente derrubado. Ele recomenda soluções externas, como o Amung.Us ou o Histats, que não implicam em carga extra sobre o servidor. Veja a conversa completa na caixa de comentários. ;)

8 Comentários em Plugins para blogs e sites em WordPress

  1. Janio Sarmento em setembro 17, 2013

    Se você tiver muitos acessos e usar o plugin de contar usuários online, vai derrubar seu servidor em dois tempos, Lis. O ideal é usar soluções externas, como o Amung.Us (mais popular, mas não a única) que não implicam carga extra em cima do servidor.

    1. Lis Comunello em setembro 17, 2013

      Oi, Janio!
      Sempre bom ver você por aqui! :)
      Informação importantíssima essa sobre o plugin que contabiliza usuários online. Estive olhando o Amung.Us e pelo que entendi ele não permite ocultar o contador da página, é isso mesmo? Conhece alguma boa ferramenta que contabilize e não precise obrigatoriamente estar visível?
      Obrigada! :)

      1. Janio Sarmento em setembro 17, 2013

        Bom, o pessoal usa div com style=display:none para ocultar o widget do Amung, mas é contra as regras (eu não faço).

        Tenho alguns clientes que usam o HiStat (ou HiStats, só o Google pode tirar a dúvida), que é gratuito, tem estatísticas tipo as do Analytics, e o contador não fica visível na página.

        1. Lis Comunello em setembro 23, 2013

          Janio, obrigada pelas suas orientações, elas são preciosas. :)

  2. Rhuan Carlos em setembro 17, 2013

    Apesar que no google analytics mesmo já da para ver os usuários online em tempo real hoje em dia

    1. Lis Comunello em setembro 23, 2013

      Rhuan, o Google Analytics é excelente!

  3. Ayrlonn Galvão em setembro 19, 2013

    Parabens pelo artigo e pela citação, muito bem elaborado!

    1. Lis Comunello em setembro 23, 2013

      Obrigada, Ayrlonn! :)