Organize suas publicações com um calendário editorial

Organização e Produtividade escrito por

Graças ao Janio Sarmento uma ferramenta extremamente útil se tornou mais conhecida pelos blogueiros: trata-se do Editorial Calendar, que foi inclusive traduzido para português pelo Janio. Embora o sistema nativo do WordPress permita separar, na visualização, posts publicados de rascunhos, bem como filtrar por categorias, quem bloga com assiduidade e/ou mantém vários blogs sabe o quanto pode ser complicado visualizar posts através de listas no dashboard. Com o Editorial Calendar isso não é mais problema: a visualização dos posts e agendamento de publicação é feita no formato calendário, como o nome do plugin sugere.

A instalação é simples como de qualquer outro plugin para WordPress.org: você pode baixar o arquivo no diretório de plugins e instalar via ftp ou através da busca de plugins do seu dashboard. Depois de instalado você não precisa configurar nada: o calendário aparecerá prontinho para usar no widget de posts do painel do seu blog.

Feito isso você continuará escrevendo seus posts da maneira habitual, seja pelo painel ou pelo Windows Live Writer, e depois salvará como rascunho. Então acesse o calendário e seu post estará lá: posicione o mouse sobre o título do post e os links para edição, edição rápida, deletar ou visualizar aparecerão, como na imagem abaixo.

Clique para ampliar.

Clique em edição rápida para definir a hora de publicação e agendar. Para definir a data de publicação basta posicionar o mouse sobre o título do post e arrastá-lo para a data desejada.

Excelente plugin, não é mesmo? Embora de simples e fácil instalação e uso, muito útil. Nós aqui do xCake adoramos e esperamos que você também goste. Se tiver alguma dúvida, não deixe de nos perguntar. =)

3 Comentários em Organize suas publicações com um calendário editorial

  1. Janio Sarmento em maio 14, 2011

    O que eu mais gosto é a possibilidade de arrastar e soltar rascunhos e posts agendados, para mudar o agendamento deles. Só isso já valeria o plugin, todo o resto seria dispensável.

    E obrigado pelo link love. :)

    1. Lis Comunello em maio 15, 2011

      Janio, outra coisa que adoro nesse plugin é ter um panorama geral dos posts agendados: numa passada rápida de olhos dá pra saber se tem alguma data com vários posts, enquanto outro período está sem atualização agendada – e aí o recurso de arrastar e soltar faz maravilhas mesmo. Agradecer link love? Imagina, fazemos questão de dar os devidos créditos sempre. Nós é que agradecemos por ter indicado o plugin e, claro, pela visita. =)