Onde criar newsletters?

Ferramentas úteis escrito por

Para complementar o post anterior, sobre newsletters, é claro que não deixaríamos de indicar a você algumas ferramentas com as quais você pode criar sua newsletter. Encontramos três possibilidades interessantes para você, vem ver! :)

 1. MailChimp

O MailChimp é a ferramenta para newsletters mais conhecida no momento e o serviço é gratuito para quem tem até 2.000 assinantes. Ao criar sua conta você receberá um email confirmando o cadastro e, após a sua confirmação, surgirão algumas informações para preencher – faça isso com atenção, os dados são necessários para que suas newsletters estejam de acordo com as leis internacionais sobre spam. O serviço todo é em inglês, mas com um pouco de atenção na leitura e nos exemplos e/ou a ajuda de um tradutor você conseguirá entender tudo. :)

Após preencher suas informações corretamente, o próximo passo é criar listas de assinantes. Sim, no plural, pois é possível criar mais de uma lista caso você tenha tipos diferentes de newsletters para enviar a grupos diferentes de pessoas – mas se você só tiver uma lista, tudo bem também, é claro. Depois vem a parte mais divertida: criar suas newsletters: clique em create campaign e escolha uma das opções disponíveis. A primeira opção é a que permite algumas personalizações no layout, navegue à vontade nas opções para escolher qual é o design mais adequado para você. Caso tenha dúvidas, o suporte é bacana e tem inclusive tutoriais em vídeo. :)

2. Sendwithus

O Sendwithus também tem temas prontos, não é complicado mesmo sendo em inglês e tem features muito bacanas, como o Powerful Analytics, que fornece estatísticas sobre as newsletters enviadas. A versão gratuita permite o envio de mensagens para até mil destinatários por mês. Logo após criar sua conta, ao acessar o site aparecerá uma tela para você testar o envio, ela serve inclusive para você se familiarizar com os campos que precisará preencher ao criar suas newsletters. Feito o teste inicial, acesse o dashboard para conhecer todas as funções e temas disponíveis – e continue fazendo testes até se familiarizar com a ferramenta e suas possibilidades. Se você entende um tantinho de html, pode fazer mais personalizações nos temas disponíveis. :D

3. MailPoet

O MailPoet é um plugin para WordPress bem interessante e é o mais utilizado dentre os plugins para WordPress para envio de newsletters. Com ele você pode enviar newsletters e posts e tem um painel de edição super amigável (e em português!) que me faz lembrar o próprio editor de posts do WordPress, além de permitir inserir elementos facilmente apenas arrastando os elementos da sidebar para dentro do corpo de texto da newsletter. Há vários temas disponíveis mesmo na versão gratuita (limite de 2.000 assinantes) e você também pode criar seu próprio layout (em psd).

Lembre-se sempre de fazer backup do seu site/blog antes de fazer qualquer alteração, inclusive antes de instalar plugins.

Prontinho, agora você já tem algumas alternativas para criar sua newsletter, teste-as e escolha a que mais se adequar às suas necessidades. Já testou ou está usando alguma das que sugerimos? Conhece outras alternativas bacanas para newsletters? Compartilhe sua experiência com a gente! :)

2 Comentários em Onde criar newsletters?

  1. Fabiana em março 10, 2015

    Oi Lis!

    Uma alternativa para quem está começando e não tem verba para investir é o TinyLetter. Ele é um serviço gratuito, fornecido pelo MailChimp. Não fornece tantas estatísticas, mas é uma ótima ferramenta para quem quer criar a sua primeira newsletter.

    1. Lis Comunello em março 17, 2015

      Obrigada pela dica, Fabiana! Link salvo para testar. :)