O que é hotlink?

Práticas inaceitáveis escrito por

Quando você contrata a hospedagem do seu blog, o plano é escolhido de acordo com o espaço em disco e a transferência mensal. Essa transferência, ou tráfego, é a quantidade de informações trocadas entre o seu servidor e os computadores que acessam seu blog: páginas, textos, imagens, etc. Portanto, quanto maior o número de acessos, maior o tráfego entre o servidor que hospeda o conteúdo e a página visitada. Você faz o upload de uma imagem para ilustrar seu post, por exemplo. Cada vez que esta imagem for acessada a partir do seu servidor, ela gera tráfego.

Isso significa que, quando alguém usa o arquivo a partir do seu servidor, ele está consumindo a sua banda. Banda que você paga e que, se for estourada, é o seu blog que sai do ar. Você não quer que façam isso com você, evidente. E também não deve fazer isso com os outros. Isso é o que chamamos hotlink e tal prática é injustificável, inaceitável. Nunca, jamais, em hipótese alguma faça hotlink.

Só isso já é motivo para não fazer hotlink, afinal nada mais é do que roubar a banda de outro blogueiro, mas há outros motivos.

1. Se o servidor onde o arquivo está der algum problema, seu blog também sofre as consequências. O arquivo está lá, portanto se o servidor cair, o material também ficará indisponível no seu blog: a imagem quebra, o vídeo não abre, o arquivo não está mais lá para download, etc.

2. Quando o blogueiro descobrir que você fez hotlink usando o servidor dele, poderá renomear a imagem original (e corrigir o post dele para que a imagem continue aparecendo corretamente no blog dele) e colocar alguma outra coisa com o nome do arquivo original. Você publicou a foto de um gatinho fofo, mas o que aparecerá depois é alguma imagem que afungentará seus leitores e lhe fará passar vergonha.

3. O site/blog de onde você fez hotlink é fechado e os arquivos desaparecem. Vão desaparecer do seu blog também e, dependendo do arquivo, pode ser que você não o encontre mais na web pra substituir.

Alguns sites permitem hotlink, como por exemplo blogagens coletivas onde são confeccionados selos para ilustrar o post. No site oficial da blogagem estará disponível o código para você inserir no seu blog, inclusive linkando para o site oficial da campanha. Nestes casos você não estará roubando banda de ninguém, a permissão foi dada, entretanto o nome do arquivo pode ser mudado ou excluído e você ficará com os arquivos indisponíveis no seu blog.

Isso já aconteceu comigo, no meu blog pessoal, e durante vários meses a imagem ficou quebrada no meu post até que eu conseguisse encontrar a imagem para substituir. A lição ficou: mesmo que a permissão para o hotlink tenha sido dada, não se deve fazê-lo.

Abaixo um quadrinho do Nerdson não vai à escola que ilustra muito bem o assunto. O quadrinho foi postado aqui sem hotlink, é claro. =D

9 Comentários em O que é hotlink?

  1. Ju Nogueira em janeiro 28, 2011

    muito bom o post! parabéns (:

    1. Lis Comunello em janeiro 28, 2011

      Obrigada, Ju! E se tiver algum tema que você queira ler por aqui, entre em contato com a gente pra dar suas sugestões. =)

  2. selma mota de paula em janeiro 13, 2013

    nossa,gostei demais deste assunto, parabéns mesmo para vocês eu nem pensei que isto existisse, imagino quantas ações erradas já cometi sem segundas intenções,mas agora não tem desculpas è sò “estudar” e vamos aprender todos os dias e evitar erros na internet.
    eu tenho uma duvida o Google adsense,diz que eu violei uma norma deles, porém, não dizem qual regra eu violei. tem como eu saber?
    outra: quando a gente sabe que a imagem ou vídeo è proibido copiar? por acaso quando ao copiarmos vem escrito alguma coisa na imagem? obrigada.um grande abraço.

    1. Lis Comunello em janeiro 14, 2013

      Olá, Selma!

      Receber um aviso desses é sempre um susto e o nervosismo na leitura pode fazer com que algo passe batido – releia com calma, pois o Google Adsense costuma informar qual regra foi desrespeitada. Também é importante reler o regulamento do Adsense, é provável que só com isso você já consiga identificar o erro. Também vale usar a Ajuda do Adsense e o fórum do Adsense.

      Sobre usar imagens e/ou vídeos produzidos por outras pessoas, você deve localizar a licença de uso do conteúdo – se não encontrar a licença, não use. Temos um post aqui no Metablog com dicas importantes – Como copiar conteúdo alheio sem ferir Direitos Autorais – e a categoria Direitos Autorais têm mais dicas.

      Espero ter ajudado. Assine nosso feed e continue nos acompanhando. =)

  3. Marcelo em fevereiro 22, 2013

    Nossa.
    Muito esclarecedor. Eu publiquei uma foto com o texto “veja abaixo na foto do site tal” com a foto original, acreditando que essa era a forma correta de deixar bem claro que a foto não era minha, mas do link tal.
    Vivendo e aprendendo.
    Porque pensei que ao baixar a foto para meu blog, e incluir um link do tipo “nova janela” aí sim parece que estou me apropriando da foto.

    Mas eu pus uma legenda, para não deixar dúvidas.
    Vou trocar agora…

    Valeu

    1. Lis Comunello em fevereiro 22, 2013

      Oi, Marcelo!

      As imagens do seu site sempre devem ser hospedadas no seu servidor, com link para a publicação original. É possível fazer esse link na própria foto, veja as imagens aqui do Metablog mesmo: ao clicar você é levado para a publicação orignal da foto, no entanto elas estão armazenadas dentro do nosso servidor.

      Pra fazer isso é fácil: ao fazer o upload do arquivo pro servidor aparecem opções para você preencher – nome da foto, legenda, etc. Na legenda você pode colocar o autor da foto e a licença de uso dela; no espaço para link você coloca o endereço da publicação original. O resultado é esse que está aqui no Metablog. :)

  4. Debee em junho 09, 2014

    Caramba, tô descobrindo cada coisa aqui!!! Nunca tinha ouvido falar disso e nem sabia o que era. Se não me engano, já fiz hotlink!!! Geeente :o

    1. Lis Comunello em junho 10, 2014

      Debee, confira os posts e corrija o hotlink, a prática não é nada bacana mesmo. ;)