O que é redesign?

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O que é redesign de marca?

Em palavras simples, redesign significa redesenhar – portanto, redesign de marca é redesenhar a marca/o logotipo. O que costuma determinar a necessidade do redesign são mudanças de mercado e/ou na própria imagem da empresa – ou do blog, pois como você já sabe, logotipo e identidade visual são importantes também para blogs e sites, não só para empresas.

Mudanças no mercado: tendências de design, estilos que já estiveram em alta mas atualmente são considerados ultrapassados, etc.

Imagem da empresa ou do blog: mudanças de público-alvo, necessidade de novo posicionamento no mercado, etc.

Qual a importância do redesign?

Se sua imagem não está adaptada ao seu público-alvo, se seu logo atual passa a ideia de que sua empresa está ultrapassada ou que seu blog ficou parado no tempo, se seu target mudou, então você precisa atualizar sua imagem.

Se sua marca conversa com o público-alvo errado ou transmite a imagem de uma marca antiquada, é certo que você irá perder clientes ou leitores e terá sérias dificuldades para manter abertas as portas da sua empresa ou desanimará para continuar com seu blog. Você não quer colocar seu negócio em má situação financeira e nem abandonar seu site, certo?

Quando optar pelo redesign e quando é melhor criar um logotipo totalmente novo?

Depende da motivação para o redesign. Pontos que você deve considerar para identificar a melhor opção: sua empresa ou seu blog ainda são a mesma empresa ou o mesmo blog, embora atualmente tenham englobado alguns novos serviços/produtos/conteúdos? Você ainda precisa falar com o mesmo público-alvo ou agora seu target é completamente diferente? Comparando o início da sua empresa ou blog com agora, você diria que é uma empresa ou blog tão diferente do começo que nem parece mais a mesma empresa ou o mesmo blog? Sua empresa ainda presta os mesmos serviços/vende os mesmos produtos, seu blog ainda trata do mesmo nicho de conteúdo, o público-alvo continua o mesmo, mas você não consegue fazer seu site ou empresa “decolarem”?

Se sua empresa mudou o nicho de atuação, já não presta mais os mesmos serviços, não vende mais os mesmos produtos, ou mesmo que ainda faça tudo isso, porém tenha mudado completamente o público-alvo, sua melhor opção possivelmente seja criar um logotipo novo, do zero. Se seu blog ou empresa ainda tem a mesma proposta e target, mas não consegue crescer, não conquista muitos clientes/leitores fiéis, também é importante considerar seriamente a possibilidade de um logotipo e identidade visual completamente novos.

Mas se a necessidade veio das tendências atuais do design, por exemplo, é possível “apenas” (não que seja pouco ou fácil) fazer uma atualização do logo já existente: deixá-lo mais clean, usar uma fonte mais atual, formatos que permitam melhor impressão, etc. O Design Blog tem um post ótimo com cinco maneiras de melhorar um logotipodeixe este trabalho para um designer, mas procure saber do que se trata, pois quanto mais você conhecer do assunto, melhor será seu briefing.

Em alguns casos, redesenhar o logotipo pode ser mais complicado do que criar um logo totalmente novo. No caso de marcas já consolidadas e globalmente conhecidas, como por exemplo a Coca-Cola, é preciso muito cuidado para que a personalidade da marca não seja perdida no processo de redesign.