Mas que arquivo é esse?

Design & Programação escrito por

O título deste post é a reprodução da frase que mais usamos quando nos deparamos com arquivos de extensões que desconhecemos. Quem nunca perguntou “que raio de arquivo é esse?” que atire o primeiro mouse. O que isso tem a ver com o Metablog? Tudo: quando você recebe seu lindo layout personalizado precisa entender para que serve cada arquivo. E antes que alguém pense que esse tipo de dúvida é boba, um lembrete: quem tem obrigação de saber isso é quem lida diariamente com esse tipo de arquivo; assim como não conhecemos todos os meandros da profissão alheia, os outros também não têm obrigação de conhecer detalhes dos processos do nosso trabalho. ;)

Arquivos .PSD

A extensão .psd é do Photoshop. Não é a única (você pode salvar os arquivos de lá em outras extensões também), mas é nela que o webdesigner irá salvar seu layout personalizado. Já conversamos sobre isso quando falamos sobre o trabalho do programador: o formato .psd não é uma imagem só, como uma foto, mas uma montagem com todos os elementos do seu layout diagramados em camadas diversas.

Depois que o layout é aprovado, nós o finalizamos em .psd e enviamos a você para que seja entregue ao programador que você escolheu. Você não precisa ter o Photoshop e nem mesmo abrir esse arquivo, pois não precisará (e nem deve) editar nada nele, apenas enviar para o programador – este sim saberá como abrir e o que fazer com o arquivo. :)

Arquivos .AI e .EPS

As extensões .ai e .eps são do Illustrator. São arquivos em vetor, que são usados para criar e enviar logotipos. Arquivos .ai só abre no Illustrator, os .eps abrem no Illustrator e no CorelDRAW – mas, assim como o arquivo .psd, você também não precisa (e nem deve) editar nada no arquivo do seu logotipo.

Todos os arquivos da sua marca são importantes, mas o do logotipo é o mais importante de todos, pois é ele que permite que sua marca seja aplicada em todos os tamanhos e suportes: impressos, web, placas… Tudo, absolutamente tudo. Não o altere e guarde-o muito bem, você precisará dele sempre que precisar que o designer ou webdesigner crie mais algum material para você.

Nota: o xCake trabalha apenas com o Illustrator, pois é mais completo e o consideramos mais profissional que o CorelDRAW.

Arquivos .PDF

A extensão .pdf é um formato desenvolvido pela Adobe e permite que qualquer arquivo nessa extensão possa ser aberto em qualquer computador (pois o software para abri-lo é gratuito e costuma já vir instalado em todo equipamento) independente de qual tenha sido o programa que o gerou. Exemplo: se eu montar uma planilha no Excel ou documento no Worde e salvar em .pdf você conseguirá abrir no seu computador mesmo que não tenha o pacote Office instalado.

Mas o motivo pelo qual utilizamos .pdf é outro: tudo que é salvo nesse formato pode ser impresso com toda fidelidade – cores, fontes, margens, imagens, tamanhos, formatos, etc. Por isso enviamos toda sua papelaria para você em .pdf: os arquivos contém todas as especificações e você pode enviá-los para a gráfica sem medo, pois os impressos sairão idênticos ao que você vê no .pdf. :)

Arquivos .PNG

A extensão .png é um formato de imagem que permite fundo transparente. Se você fez seu logotipo e identidade visual conosco, já viu que enviamos alguns arquivos em .png e que eles têm fundo transparente: é para que você possa aplicar seu logo sobre qualquer cor de fundo (mas se você já sabe que vai precisar de algum material assim, é sempre melhor pedir que confeccionemos esse layout para que a aplicação seja fiel aos parâmetros visuais da sua marca).

Nota: quando nossos clientes já têm logotipo e nos procuram para fazer seus layouts personalizados ou criar novos itens de papelaria sempre pedimos o arquivo em vetor, mas quando o cliente não tem esse arquivo (ou só tem em formatos do CorelDRAW), o logotipo pode nos ser enviado em .png com fundo transparente.

Arquivos .ZIP e .RAR

As extensões .zip e .rar são formatos de compactação. Servem para duas coisas: reduzir o tamanho de arquivos e unir vários arquivos em um só. Isso não só facilita o envio (é mais simples anexar no email um único arquivo do que vários arquivos) como torna mais simples e seguro para salvar e guardar esses materiais – pelo mesmo motivo do momento de anexar: mais fácil baixar e guardar um único arquivo do que vários.

Quando criamos logotipos e identidades visuais, primeiramente enviamos uma prévia do logo. Depois de aprovado finalizamos os arquivos e criamos o mini-guia para uso da marca, compactamos tudo em um único arquivo e enviamos ao cliente. O mesmo acontece com layouts: depois de aprovado, finalizamos tudo e enviamos compactados e assim devem ser enviados ao programador.

Cuide bem dos seus arquivos

A essa altura você já entendeu que todos os arquivos aqui citados são muito, muito importantes. A segurança deles vai muito além de ter anti-vírus nos seus equipamentos: você deve ter vários backups desses materiais. HDs não são exatamente os lugares mais seguros: são peças físicas, elas podem estragar, dar defeito – e aí você perde tudo. Não quer dizer que você não possa deixar esses arquivos no seu equipamento principal ou HDs externos ou mesmo pendrives, quer dizer que você não pode deixar nesses lugares.

Não é exagero ter vários backups de arquivos tão importantes: tenha uma cópia no seu equipamento principal, no HD externo, em pendrives e na nuvem. Por backup na nuvem entenda Dropbox, Google Drive, SkyDrive e seu email. Sim, seu email: tem as mensagens que vamos enviar para você com seus arquivos, salve-as. Também vale enviar um email para você mesmo com todos os seus arquivos reunidos depois de tudo pronto: arquivos do logotipo, mini-guia de uso da marca, itens de papelaria e arquivos do layout. Se algum dos backups der problema, tudo bem, você tem várias cópias. :)