Google Analytics: não dá pra ficar sem

Ferramentas úteis escrito por

Relatórios que dizem apenas quantas visitas o site recebeu e/ou localização geográfica dos leitores? Contador de visitantes online? Honestamente: estes números, por si sós, não dizem grande coisa. De que adianta saber se há dois, 100 ou 1000 visitantes online? O relatório aponta que você recebeu 1000 visitantes este mês, mas no que isso lhe ajuda a blogar? No máximo incentiva a continuar blogando ou, se os números forem baixos, desanima.

Com toda dedicação que você dá ao seu blog, acredito que ele mereça algo mais profissional. Que palavras o visitante pesquisava quando chegou ao seu blog (sabendo quais assuntos o leitor mais procura você pode publicar mais posts sobre)? Ele permaneceu na sua página ou saiu rápido? Quais são as páginas de retenção e quais são as de saída? Estas sim são informações valiosas, pois lhe oferecem a possibilidade de aprimorar e manter o que funciona e também de corrigir aquilo que afugenta visitantes. É isso – e muito mais – que o Google Analytics oferece a você.

O Google Analytics é a solução de análise da web de cunho empresarial que fornece a você uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing de seu website. Recursos avançados, flexíveis e fáceis de usar permitem que você veja e analise dados de tráfego de uma maneira totalmente nova. Com o Google Analytics, você se prepara melhor para compor anúncios mais bem segmentados, fortalecer suas iniciativas de marketing e criar websites que geram mais conversões. Fonte: Google Analytics.

Vamos ver um pouquinho sobre algumas das maravilhas que o Analytics faz pra você:

Iniciando com o Google Analytics.

Para usar o serviço você precisa apenas de uma conta no Google, o serviço é grátis. Faça login com sua conta do Google, acesse a página do Analytics e siga os passos do vídeo abaixo:

Cadastrando-se no Google Analytics.

Se você é cliente xCake é muito fácil colocar o código do Analytics no seu blog/site: no dashboard, entre em Aparência, depois em Painel xCake e cole o código no campo Sistema de Estatísticas.  Se você ainda não é nosso cliente, o YouTube tem tutoriais que ensinam a instalar o Analytics no WordPress e no Blogger.

Agora é só configurar no Analytics os filtros que você julgar importantes e deixar que o sistema traga as métricas para você. Filtros? Métricas? Claro! Afinal o Analytics serve justamente para informar dados relevantes, tire proveito disto configurando-o para que analise mais detalhadamente os dados que você julgar mais importantes. Confira algumas dicas e tutoriais sobre os filtros: