Deixe seus leitores compartilharem seu blog com o AddThis

Promovendo seu blog escrito por

Você já conhece o AddThis? Com ele seus leitores podem compartilhar seus posts no Twitter, Facebook e mais centenas de outras redes. Isso mesmo: centenas. Você pode instalar o AddThis de dois modos: via código ou via plugin. Vamos ver se há vantagens e/ou desvantagens em alguma das maneiras?

Instalação via plugin

O método mais comum você já conhece: basta ir ao dashboard e procurar o plugin (o nome que aparece atualmente para este plugin é AddThis featuring Sharing Buttons / Facebook Like / Tweet Button / Google + 1). Você também pode criar uma conta no AddThis (é grátis) e seguir os passos que estão lá: o site mostra todas as telas pelas quais você passará, inclusive para instalação em outros lugares além do WordPress.org, como mostra a imagem abaixo. Ou, se preferir, baixe o plugin no diretório e instale-o via ftp.

Clique para ampliar.

Siga todos os passos e, após instalado, acesse o AddThis na parte de Configurações do seu dashboard. Escolha a posição em que o AddThis deve aparecer no seu blog (após o post, antes ou ambos) e preencha com seus dados da conta no AddThis. Acesse também a guia Advanced, ali há mais opções: mostrar ou não na homepage, nos arquivos, etc. Você pode, inclusive, customizar a ordem em que as redes aparecem no botão + Share.

Clique para ampliar.

Outra maneira para customizar a ordem das redes é, após instalar o aplicativo, ir ao blog e acessar as configurações do AddThis através do próprio botão: coloque o mouse sobre o + Share e a janela se abrirá, clique em configurações como indicado na imagem abaixo.

Vantagens da instalação via plugin: é muito mais fácil, além de não ter risco de danificar nada no tema do seu blog (caso você não entenda muito de programação e/ou possa perder o suporte ao seu tema caso altere o código).

Desvantagem: plugins em excesso podem prejudicar o carregamento do seu blog.

Instalação via código

Após o login no AddThis, ao invés de selecionar a plataforma do seu blog, clique em website, como indicado na imagem abaixo. Você pode escolher entre os estilos pré-definidos ou, ainda, alterar os serviços conforme as instruções que estão em More.

Clique para ampliar.

Feito isso, copie e cole o código gerado (que você pode ou não ter modificado conforme as instruções do site) dentro do seu blog. Você pode coloca-lo antes ou depois do post, na página inicial, nos arquivos, etc.

Vantagens de instalar via código: é um plugin a menos instalado (já sabemos: muitos plugins aumentam o tempo de carregamento da página), além de permitir maior customização (além de personalizar os serviços, você pode alterar até mesmo o modelo dos botões).

Desvantagens: pode ser arriscado e complicado caso você não entenda muito de programação, além de perder o suporte para o seu tema personalizado.

Se você é cliente xCake, muita atenção:

Nossos temas são 100% pensados para as necessidades de cada um dos nossos clientes. Os layouts são feitos de modo que alterações não sejam necessárias, portanto recomendamos que o cliente não mexa no código para não perder o suporte. O AddThis inclusive já vem instalado direto no tema, é nosso procedimento padrão – só não terá o AddThis se o cliente pedir expressamente para tirar. Veja, por exemplo, dois blogs com temas personalizados pelo xCake, um com o visual padrão do AddThis e outro com botões customizados: Carinhas Personalizadas e Ladies Glam.