Como promover seu negócio através de um blog

Planejando seu blog escrito por

Seu trabalho pode ser com fotografia, assessoria de eventos, gastronomia, moda e mais um sem fim de possibilidades. E você domina seu negócio, mas não domina (ainda) o universo dos blogs corporativos. Vai deixar de usar a blogosfera para promover seu trabalho? De jeito nenhum! Vem comigo que o post de hoje é para você que quer colocar seu negócio num blog, mas ainda está inseguro. :)

Se você tem uma empresa ou é um profissional autônomo, sim, é muito bom ter um site com um blog interno. Porém talvez você ainda não tenha aprendido o suficiente sobre blogs ou sobre marketing digital para ter um site assim. Ou falta verba para um site com blog – acontece e não é motivo para vergonha. Em qualquer um desses casos é melhor ter um blog com layout tradicional, vamos ver as vantagens.

É mais pessoal

Por mais coloquial que seja a linguagem de um blog que esteja dentro de um site, ele sempre vai ter uma imagem mais empresarial (mesmo sendo de um profissional autônomo). E se você estiver colocando seu negócio agora na web, talvez seja justamente de um toque mais pessoal que você precise para atingir mais possíveis clientes, pois ser mais pessoal geralmente atrai mais empatia. Você irá atrair clientes e divulgar seus produtos/serviços do mesmo jeito, porém com um toque menos corporativo.

A pressão é menor

Quando o blog está dentro de um site com fins profissionais, seja de uma empresa ou de profissionais autônomos, a pressão é muito maior: mais medo de errar, mais perfeccionismo. Claro que você não vai fazer o blog de qualquer jeito e gerenciá-lo mal, mas um blog tradicional funcionará como um laboratório para você descobrir as possibilidades da ferramenta e como tirar melhor proveito da plataforma. Trazendo um pouquinho do tópico anterior, você verá na prática quais conteúdos mais pessoais trazem mais engajamento, portanto de modo geral você estará mais preparado e seguro quando for fazer um site com blog interno, saberá inclusive planejar melhor a construção do seu site.

É mais barato

Fazer um layout tradicional de blog é mais simples do que o layout de um site que tenha “cara de site, mas com blog dentro”. Idem para a programação. É assim porque o trabalho é dobrado: num blog tradicional é o layout e a programação desse layout, mas no caso de site com blog é o layout e programação do site + layout e programação do blog que ficará dentro do site. E tudo bem se no momento você não pode arcar com a confecção de site com blog interno, você não é o único e cada um é que sabe dos seus motivos e prioridades. Porém, até mesmo para entrar mais verba na sua conta, é importante divulgar seu trabalho, então é melhor ter um blog tradicional do que não ter nem blog e nem site, certo?

Conteúdo de um blog tradicional com fins profissionais

Achou que eu iria deixar você animado para fazer um blog tradicional sem ajudá-lo com o conteúdo? Claro que não! Vamos ver alguns exemplos de alguns nichos indo além da lista de serviços prestados e produtos que você vende:

  • Assessoria de eventos: você pode contar dos eventos que assessorou, mostrar como é seu envolvimento com os clientes, fazer resenhas de fornecedores, contar com exemplos as etapas da assessoria, etc.
  • Gastronomia em geral (para quem faz bolos e doces ou tem panificadora ou restaurante): compartilhe receitas (não tenha medo, você não vai perder clientes por isso), descobertas de lugares aconchegantes com comidinhas gostosas que você conheceu em viagens, dê dicas para montagem de sobremesas ou refeições completas de comida típica, mostre o processo de preparação dos seus produtos para eventos especiais, etc.
  • Fotografia: compartilhe seu conhecimento técnico, indique softwares de edição, faça resenhas sobre lentes, etc. Você estará demonstrando todo seu conhecimento e assim conquista a confiança dos clientes e o respeito dos colegas fotógrafos. Não tenha medo de compartilhar seus saberes com outros fotógrafos – a Claudia Regina tem um blog de fotografia incrível e embora ajude muitos fotógrafos ela não perdeu clientes por isso, pelo contrário.

E então, está convencido de que ter um blog tradicional é melhor do que não ter nada para divulgar sua imagem profissional? Se ainda restaram dúvidas, estamos aqui para ajudar. :)