Como mensurar o sucesso de um blog?

Websfera escrito por

Indicamos ferramentas úteis, damos dicas para produzir conteúdo de qualidade, orientamos sobre Direitos Autorais para você não ter problemas jurídicos, sugerimos estratégias e táticas para planejar e organizar seu blog, entre tantas outros assuntos abordados aqui no Metablog. Aí você coloca tudo em prática e se pergunta: e agora? Quando meu blog irá alcançar o sucesso? Falta muito, Papai Smurf? Mas o que é esse tal de sucesso?

Se você acredita que o indicativo de sucesso de um blog se refere exclusivamente aos números do Google Analytics, convido-o a repensar.  Se você curte analisar estatísticas, há outros números para levar em conta além do Analytics. Mas, na minha modesta opinião, a cereja do bolo está em uma questão totalmente subjetiva

Assinantes de feed

Se você está querendo mensurar o sucesso do seu blog, então você já deve saber o que é feed e que deve disponibilizá-lo para seus leitores. Não ignore o número de assinantes: se suas visitações não estão tão altas, talvez seja justamente porque parte significativa do seu público acessa via feed – ou seja, além de tudo são leitores fiéis. Pode ser que não acessem os posts para deixar comentários, mas eles estão lá, acompanhando fielmente em silêncio.

Comentários

Sim, muita gente acompanha blogs em silêncio, como acabamos de falar. Mesmo assim, olhe os comentários: se o número de page views não é tão expressivo, mas a caixa de comentários está sempre movimentada, é um ótimo sinal de que seu trabalho como blogueiro está agradando.

Engajamento em redes sociais

Seus posts são sempre compartilhados nas redes sociais do momento? Então pode ficar bem feliz. Diariamente somos bombardeados com dezenas, talvez centenas de links sobre os mais variados assuntos – se no meio dessa avalanche seus artigos se destacam e despertam interesse ao ponto das pessoas compartilharem, pode comemorar. Em tempos de excesso de informação esse engajamento vale ouro!

Mais: as pessoas nem sempre compartilham, mas os compartilhamentos que você mesmo faz são comentados? Mesma coisa: no meio da enxurrada de informações as pessoas pararam não só para ler, mas também para comentar seus artigos. Alguma dúvida de que isso é indicativo de sucesso? :)

Visitantes recorrentes

Ok, vou incluir o Analytics nesse post – mas não para olhar o número total de page views. Tanto ou talvez até mais importante seja verificar quantos são os visitantes recorrentes, ou seja, aqueles que retornam. É, eu também não entendo abrir mão da praticidade dos feeds, mas ainda existe muita gente que prefere visitar os sites um a um ao invés de assinar o RSS. Então dê uma olhada no número de visitantes recorrentes, é mais um dado importante para avaliar sobre a fidelidade dos seus leitores.

E vamos para a cereja do bolo.

Satisfação pessoal

Quando você decidiu criar um blog, quais eram seus objetivos com a empreitada? Eles foram alcançados? Essas respostas são absolutamente pessoais, cada um tem a sua. Algumas pessoas blogam para colocar em palavras suas reflexões – se seu objetivo era conseguir transpor uma dificuldade pessoal em verbalizar seus pensamentos, não importa o número de leitores e sim se você conseguiu vencer a dificuldade em se expressar. Você não pensou muito nos objetivos, apenas sentia prazer na ideia de planejar, organizar e cuidar de um blog? Se você conseguiu fazer isso, então sua satisfação não depende do número de page views do Analytics. Sucesso é relativo, depende do conceito que cada um atribui a essa palavra.

Os blogueiros que conheço que são mais felizes com a atividade não são aqueles que vivem em função de estatísticas de nenhum tipo. São os que blogam por puro prazer em compartilhar suas descobertas, em expressar suas reflexões, em fazer isso da melhor maneira possível. Eles olham as estatísticas, porém não vivem em função delas. Curiosamente (ou não), são justamente esses blogueiros que, quanto maior o tempo de semeadura, mais alcançam os tais indicativos de sucesso como blogueiros. Tempo de semeadura? Sim: nenhum blog alcança sucesso de um dia para o outro, muitas vezes nem mesmo de um ano para o outro. O tal do sucesso baseado em estatísticas é coisa para vários anos. Já o sucesso baseado em realização pessoal, esse sim pode ser alcançado de um mês para o outro. :)

Conta pra gente: qual indicativo você usa para medir o sucesso do seu blog? Já alcançou os objetivos que você tinha ao iniciar suas atividades como blogueiro?

5 Comentários em Como mensurar o sucesso de um blog?

  1. Gi em outubro 29, 2013

    Super concordo com tudo que voce disse. Eu sempre estou por aqui , pois tem dicas uteis que me ajudam.
    Parabens.

    1. Lis Comunello em novembro 01, 2013

      Obrigada pela audiência, Gi. :)

  2. Anderson em novembro 26, 2013

    Também estou sempre por aqui. Mas principalmente pelo feed!

    1. Lis Comunello em novembro 27, 2013

      Anderson, também acompanho blogs via feed. Obrigada pela audiência, espero que continue com a gente. :)