Como melhorar a produção de conteúdo do seu blog

Produção de conteúdo escrito por

Vamos falar daquele que é o rei do seu site? Dicas curtas e rápidas, para você assimilar rapidamente e colocar em prática agora mesmo. =)

Invista em bons títulos

Títulos são importantíssimos. Mesmo quando o SEO está dando ótimos resultados e você aparece na primeira página dos resultados das buscas, o título tem um peso grande na hora de fazer o leitor escolher entre o seu texto ou artigos de outros sites.

O título precisa ser claro e honesto sobre o conteúdo do post, mas ao mesmo tempo não deve entregar o ouro expondo a conclusão sobre o assunto tratado. Temos um post aqui no Metablog explicando isso direitinho: Cinco dicas para criar títulos atrativos para posts.

Escreva, escreva, escreva

Algumas pessoas podem ter talento natural para escrita, entretanto é necessário treino e exercício constante para que o talento não seja desperdiçado. Se você não nasceu com este dom, não se desespere: com estudo e treino você pode escrever tão bem quanto ou até melhor do que quem nasceu com essa aptidão, mas não exercita a escrita.

Também é importante enxugar o texto, usar sinônimos e beber de várias fontes para alimentar a capacidade criativa. Conheça os oito hábitos que todos os bons escritores têm e faça como eles. =D

Revise textos antigos

Por maior que seja seu esmero na hora de escrever, pode acontecer, sim, de você cometer algum erro. Não se desespere, mesmo os melhores escritores estão sujeitos a isso – só que nem sempre os vemos cometendo tais erros porque os textos são exaustivamente revisados antes de serem publicados.

Mas mesmo que você revise, alguma coisa pode passar desapercebida. O problema é que quando estamos trabalhando em um artigo, nossa leitura fica viciada e assim às vezes algo pode acabar passando. O melhor é escrever e depois deixar o texto nos rascunhos por alguns dias para só então fazermos a revisão final. Mas nem sempre temos estes dias, muitas vezes temos que publicar o artigo dentro de algumas horas. O que fazer?

Habitue-se a revisar seus textos antigos. Além de encontrar os erros, você pode reescrever frases de modo que fiquem mais compreensíveis e, de quebra, revisa também a taxonomia.

Bônus

Escolhi alguns artigos de outros autores com mais dicas bacanas sobre produção de conteúdo. Enjoy! =D

E então, vamos escrever até que se apaguem as letras do teclado? Que outras dicas você tem sobre produção de conteúdo para dividir com a gente?