Como Descobrir Quem está Copiando o seu Conteúdo

Direitos autorais escrito por

Para ser um blogueiro honesto (ou um “cidadão” da internet honesto, digamos assim) sabemos que é preciso respeitar o conteúdo criado por outros usuários. Aqui já explicamos o que é Creative Commons (e como licenciar o seu conteúdo) e também como usar imagens de forma legal e respeitosa.

Porém, o conteúdo que nós criamos online com o maior carinho corre um grande risco de ser distribuído sem respeito às licenças que damos à ele. Infelizmente ao distribuir nossas criações online estamos sujeitos à isso. O que não quer dizer que devemos nos conformar e não fazer nada a respeito!

Existem dois tipos de plagiadores: usuários mais inocentes acham que a internet é a “casa da mãe joana.” Uma vez, ao navegar em um blog, vi que o blogueiro adicionava embaixo das imagens a seguinte legenda: “Créditos: Imagem da Internet” – como se a Internet fosse fotógrafa ;) Além das pessoas inocentes existem as mal intencionadas, que usam o seu conteúdo para ganhar dinheiro com blogs repletos de anúncios.

A má notícia é que nenhum dos dois tipos de plagiadores parece estar diminuindo. A boa notícia é que existem ferramentas que podem nos ajudar a encontrá-los facinho, facinho ;)

Encontrando textos: Fair Share

https://fairshare.attributor.com/fairshare

O Fair Share é uma ferramenta super interessante: você cadastra seu site, adiciona o Feed fornecido por eles no seu leitor e a partir daí começa a receber os avisos de conteúdo duplicado do seu site sem nenhum suor. Além disso o Feed vem com detalhes da cópia, o que te ajuda a saber se o blogueiro está seguindo a sua licença, assim:

Vamos usar um dos meus plagiadores como exemplo: o Fair Share mostra o blog, o meu post copiado, quanto do meu conteúdo está lá, se existe um link para o post original e se existem anúncios no blog.

Os dados mais importantes são os dois últimos:

Linked? – Se a sua licença permite distribuição com link e o blog fez isso, você pode ignorar. Se não possui link é porque a pessoa não leu a licença.

Ads present? – Se o blogueiro plagiador possui anúncios é bem provável que ele esteja querendo se aproveitar do seu conteúdo. Assim ele acaba ganhando dinheiro e quem está trabalhando é você.

Com esses dados em mãos você sabe se vale a pena ou não denunciar este blogueiro/site.

Imagens – TinEye

http://www.tineye.com/

Encontrar imagens suas copiadas por aí é muito mais complicado do que encontrar texto, é fato. As buscas até conseguem encontrar imagens iguais, mas é bem complicado conseguir montar um banco de dados com todas as imagens da Web, por isso não dá para ter 100% de certeza se você realmente encontrou todos os plagiadores. A ferramenta mais conhecida para este fim é o TinEye. A parte chata é que você precisa fazer a busca regularmente, pois não é fornecido um feed.

Usei como exemplo uma das minhas fotos mais populares do Flickr. Ao adicionar o link direto para a imagem (você também pode fazer o upload da imagem) o TinEye me mostra aonde ele encontrou a mesma imagem sendo usada:

Essa minha foto está sob Creative Commons, então tudo que os sites acima precisavam fazer é adicionar o link para a página da Foto no meu Flickr e ficaria tudo bem. A boa notícia é que todos adicionaram :)

Ok, encontrei o plagiador. E agora?

Agora é só clicar aqui e ver nossas dicas de como proceder ao encontrar plágios!

9 Comentários em Como Descobrir Quem está Copiando o seu Conteúdo

  1. Tereza Jardim em fevereiro 10, 2011

    Excelente!

    Já encontrei imagem minha em blog alheio por acaso, quando pesquisei “vira-lata” na busca de imagens do Google. Uma das blogueiras usou para divulgar campanha de adoção de cachorros, deixei um comentário dizendo que era minha foto e meu cachorro, e ela perguntou se eu queria que tirasse, eu disse que só queria os créditos. Tudo certo, no final.

    Já o Tico Santa Cruz usou a mesma foto em um post sobre a premiação da MTV. Entrei em contato de inúmeras formas, e ele nunca se deu ao trabalho de responder. Nem sei se ainda vale a pena correr atrás, já faz tempo…

  2. Robson em julho 10, 2012

    O serviço FairShare foi descontinuado…
    :C

    1. Lis Comunello em julho 16, 2012

      Tem razão, Robson. =(
      Por enquanto ainda não encontrei um substituto à altura, mas sabe o que me ajuda muito? Links internos! Plagiadores são tão preguiçosos, mas tão preguiçosos, que sequer removem os links dos posts, então ao publicar no blog dele eu acabo recebendo pingback no post citado. rs…

  3. Gih em julho 19, 2012

    é possivél que os site que procura imagens não ache uma imagem minha copiada, mesmo que tenha?
    semana passada eu vi um blog com imagens que eu criei.
    Anotei em um papel para mandar e-mail depois (pois estava de saida) agora perdi o papel e o site não encontrou as imagens
    kisses

    1. Lis Comunello em julho 25, 2012

      Olá, Gih.

      Como foi explicado aqui neste mesmo post que você comentou, existe sim a possibilidade de o site não localizar todos os plágios das suas imagens. Sobre anotar as infos acerca do que você encontra na web, ferramentas de organização e produtividade podem te ajudar, não só para anotar plágios mas para pesquisas de todo o tipo: você pode usar o Evernote ou Google Docs, por exemplo, ou até mesmo enviar um e-mail para você mesma com as infos necessárias. Não dá tempo nem para um único clique no botão da extensão do Evernote no seu navegador? Configure ele para, na próxima inicialização, reabrir todas as abas que estavam abertas quando você fechou o navegador. ;)

  4. marcio em março 07, 2014

    Quando tenho uma idéia central, é errado procurar detalhes em vários sites pra sintetiza meu artigo? Não copiar e colar, digo, procurar por mais detalhes, é errado? Obrigado.

    1. Lis Comunello em março 08, 2014

      Marcio, depende da maneira como você usa as informações de outros sites e blogs e da licença de uso de cada conteúdo que você encontra e usa que não tenha sido produzido por você. Para entender melhor, sugiro a leitura dos nossos posts sobre Direitos Autorais. :)