Briefing: o que é e para que serve?

Planejando seu blog escrito por

Se você está fazendo upgrade no seu blog, quer deixar seu site mais maduro e profissional, certamente já ouviu essa palavrinha: briefing. Mas o que é isso? Para que serve? Qual a importância dele? Vem comigo que hoje vou explicar o que é isso e para que ele serve, aplicado ao processo de construção de um layout. =)

O que é briefing e para que serve?

É um conjunto de informações que norteiam todo projeto a ser executado: objetivo da empresa com o blog/site, qual o público-alvo, quais as necessidades do cliente, qual o conceito do conteúdo, etc. É com base neste conjunto de informações que o layout é construído, pois são estas informações que definem qual o tipo do layout, o conceito, as cores, as formas, etc. Como já falamos várias vezes aqui no Metablog, nada no tema é por acaso, até mesmo as cores são escolhidas estrategicamente.

Como fazemos o briefing?

No xCake, colhemos o briefing pelo Skype, numa conversa com áudio. Perguntamos a respeito da sua empresa, dos seus objetivos com seu site/blog, etc. O cliente nos conta tudo que espera do layout (faz parte dos objetivos de marketing dele) e todas as informações pertinentes ao caso.

Como o cliente pode se preparar para o briefing?

Quanto antes você começar a se preparar para o briefing, melhor. Temos aqui dois posts que aprofundam um pouco as questões que você deve considerar, aconselho a leitura de ambos: Quero ter um blog, por onde eu começo? e Quero ter um blog – Parte II.

Ambos são importantes e irão lhe orientar sobre pontos essenciais como a pesquisa de blogs e sites de conteúdo similar ao seu, quais as suas vantagens e desvantagens com relação aos outros, licença de uso (Direitos Autorais é algo muito sério!), público-alvo, estatísticas (no caso de você já ter um site e estar fazendo layout novo), dicas para escolha do nome do site (se estiver iniciando um projeto novo), taxonomia (estruturação das categorias e tags), etc. Acredite: quanto mais completo seu planejamento, melhor será o briefing.

Quanto ao layout, você pode observar elementos que te atraem em outros blogs: estilo geral do layout, detalhes que você julgar interessantes, etc. Mas atenção: não iremos copiar o tema de outros sites e blogs. As referências servem para referências de estilo, mas não faremos nada igualzinho aos outros sites e blogs porque:

  1. Queremos que você tenha um layout único, exclusivo, feito especialmente para você.
  2. Nem sempre as referências atendem às necessidades do site – por exemplo, uma simples cor mal escolhida pode prejudicar a visualização do seu conteúdo principal ao invés de destacá-lo.
  3. Definir o layout é tarefa do webdesigner, essa é a especialidade dele. Você irá passar referências e o webdesigner irá analisar e criar algo específico de acordo com as necessidades do projeto. Confie nos profissionais que você contratou para cuidarem do seu layout.
  4. Copiar o trabalho dos outros é plágio, ou seja, é crime!

Quanto mais coerentes e adequadas forem as informações que você passar no briefing, maior é a chance do layout acertar em cheio as necessidades do seu site e se aprovado rapidamente. Portanto não economize dedicação na hora de pesquisar, fazer anotações e planejar seu site, essa etapa é decisória para alcançar seus objetivos.

Dúvidas? =D

5 Comentários em Briefing: o que é e para que serve?

  1. Leticia em abril 14, 2013

    Oi gente, será que vocês poderiam me ajudar? Eu comprei um domínio .com.br e não consigocolocar no meu blog que é do wordpress. Como eu faço? =~

    1. Lis Comunello em abril 15, 2013

      Olá, Leticia.
      Pelo que vi, você deseja configurar esse domínio no WordPress.com, certo? Lamentamos não poder ajudar, só trabalhamos com o WordPress.org (e mesmo assim, no caso de configuração de domínio, sempre recomendamos conversar com o programador e/ou com o host). Boa sorte! :)