Blogueiros devem responder todos os comentários recebidos?

Promovendo seu blog escrito por

Creio que essa pergunta pode ser respondida com outra pergunta: quando você deixa comentários em algum blog, gosta de ter resposta? Pois é, seus leitores, assim como você, não gostam de ser ignorados. A caixa de comentários do seu blog é uma ferramenta poderosa de fidelização: é ali que você se relaciona com seus leitores, demonstra o quanto eles são importantes, pois dedica momentos do seu dia especialmente para dialogar com eles.

E, claro, também é um feedback riquíssimo: além do retorno claro (os leitores concordam ou discordam dos seus pontos de vista?), há também o retorno subentendido, que fica nas entrelinhas. Como assim, nas entrelinhas? Observe quais são os posts mais comentados, são esses os assuntos que seus leitores mais gostam. Os comentários aprofundam o assunto publicado (você consegue incentivar o leitor a comentar) ou são superficiais? As entrelinhas dos comentários falam muito, observando-as você pode investir mais nos assuntos que seus leitores mais se interessam, perceber falhas para aprimorar técnicas de escrita, etc.

E assim como você se esmera na hora de comentar em outros blogs, não vai ser no seu que vai fazer feio, certo? Ainda que seu tempo seja curto, responda com gentileza, o leitor certamente vai perceber o respeito que você tem por ele. Talvez chegue um momento em que você não consiga mais responder a todos, tamanho é o volume de acessos e comentários recebidos:, neste caso você pode contratar alguém para ajudar. É o que fez Ricardo Freire, com o Viaje na Viagem: diante da impossibilidade de responder pessoalmente todos os comentários, há outras pessoas que fazem parte desta tarefa. Muitas vezes recebemos perguntas que já foram respondidas em outros posts, por exemplo, então esse tipo de comentário pode ser respondido por outra pessoa – ela irá responder direcionando (com educação, sempre!) o comentarista para o post onde a dúvida já foi esclarecida. Mas atenção: seja racional na escolha de quem irá fazer tal trabalho. É preciso conhecer muito bem seu blog para fazer isso direito, conhecer todo conteúdo que você já publicou, além de paciência para responder várias vezes as mesmas perguntas.

Há exceções? No meu ponto de vista, sim: acredito que não devemos responder trolls. A intenção deles é apenas tumultuar, incomodar, não oferecem nada positivo ao blog e portanto não devem ser levados em conta. Na verdade trolls se alimentam justamente da atenção recebida, portanto quanto mais tempo você dedicar a eles, mais incomodarão. Se seus comentários forem moderados, talvez você prefira até mesmo não aprovar comentários de trolls, fica a seu critério.

Essa é minha política pessoal de comentários e também a uso aqui no MetaBlog xCake. E você, como administra os comentários recebidos? Já chegou a considerar contratar alguém para trabalhar com você nisso?

5 Comentários em Blogueiros devem responder todos os comentários recebidos?

  1. Ana Karenina em maio 28, 2011

    Olá

    Gosto muito desse tema, sempre fui uma assídua comentarista de bons blogs como este aqui, comento quando acho que tenho algo a dizer, não gosto de perder o meu tempo nem o do blogueiro que vai ler.

    Nem todos os comentários devem ser respondidos, os de trolls concordo que não vale a pena mesmo nem ser publicado quanto mais respondido, outros que fazem propaganda de alguma coisa ou blog e outros que só elogiam e nada acrescenta não há motivos pra responder, por outro lado há comentários que merecem ser respondidos por trazerem a tona questões que o artigo não trouxe, o leitor que faz isso merece sim um retorno.

    Nunca tinha pensado nessa possibilidade de ter outra pessoa pra respoonder comentários, sempre achei que tal atividade fosse algo mais pessoal, mas se o comentário for só para pedir ajuda acho uma ótima solução, o problema é achar uma pessoa que conheça todo o conteúdo do bloge queira fazer essa tarefa de bom grado, mesmo assim vale tentar se conseguir, pois a resposta do blogueiro ajuda a fidelizar um leitor agradecido.

    Quando comento só espero respota quando quero esclarecimento sobre algo, mas fico contente quando me respondem, é sinal de que leram meu comentário.

    Um Abraço :)

    @anakint

    1. Lis Comunello em maio 30, 2011

      Oi, Ana!
      Obrigada por mencionar os comentaristas que só fazem propaganda, também costumo deletá-los. Caixas de comentários são cartões de visitas, sim, mas é preciso saber utilizar a ferramenta adequadamente. E os fatídicos “legal seu blog, passa no meu” definitivamente não são comentários bacanas. Mas elogios eu costumo responder, ainda que não acrescentem ao debate. =)
      Sobre ter alguém para participar da administração dos comentários, bom, como somos blogueiras sabemos que dá trabalho, né? Então nada mais justo que combinar um valor para este serviço, que irá variar principalmente conforme o volume de posts. E é por isso que digo que a escolha precisa ser racional: nem sempre noss@ amig@ mais querid@ e de confiança conhece tão bem nosso blog, talvez não tenha nem mesmo conhecimento suficiente sobre a websfera pra desempenhar bem esse trabalho. Precisa conhecer o blog, a plataforma do blog, fazer uso da norma culta da língua portuguesa, ter jogo de cintura pra lidar com comentaristas que insistem na resposta na caixa de comentários ao invés de ir no link indicado, etc.
      Abraços. =)

      PS: senti sua falta por aqui. =D

  2. Camile em junho 20, 2013

    Conheci seu blog ontem e, vou te dizer, estou devorando cada post! Parabéns pelo conteúdo de qualidade, realmente tem me ajudado muito. Sou blogueira há um bom tempo mas só agora que resolvi levar mais a sério e fazer mudanças drásticas no conteúdo etc.

    Tenho uma pequena dúvida em relação aos comentários: Quando eu comento respondendo o leitor no meu próprio blog, ele não fica sabendo que o respondi, a não ser que ele volte à mesma postagem, né? Acho isso meio difícil de acontecer, principalmente aqueles que entram apenas buscando visitantes para seus próprios blogs. Por outro lado, não faz sentido nenhum eu responder uma pergunta que fizeram no meu blog, no blog da pessoa. O ideal é colocar (coo você) a opção de notificação de resposta nos comentários, mas será que todos clicam?

    Qual a melhor solução pra isso? É apenas curiosidade, pois nunca sei se devo responder no meu próprio blog ou no blog da pessoa que me visitou.

    Abraços!

    1. Lis Comunello em junho 21, 2013

      Olá, Camile!

      É tão bom quando a gente se anima a reformular o blog e dar um up, né? Dá um gás novo, é bom demais!

      Bom, a melhor opção é colocar, sim, opção de notificação de resposta. Não, nem todos os comentaristas usam (na hora de moderar os comentários, aparece para você quem assinalou ou não a opção). No entanto, mesmo assim disponibilizar a opção é válida, pois os que assinam são justamente os mais interessados, ou seja, merecem nosso melhor.

      Nos “primórdios” da blogosfera brasileira havia blogueiros que iam ao blog do comentarista para responder os comentários, mas atualmente é raro isso acontecer. Dentre os blogueiros mais relevantes atualmente que eu conheço, nenhum faz isso. Até porque fica incoerente: se eu fosse no seu blog responder sobre comentários em algum dos seus posts, meu comentário ia ficar fora do contexto do post no qual eu respondesse.

      Fico feliz que meus posts estejam sendo úteis e agradeço os elogios: é um estímulo para continuar oferecendo meu melhor para nossos leitores. :)