Blogroll: o que é, para que serve e como configurar.

Ferramentas úteis escrito por

Blogroll é uma lista de blogs e sites que o blogueiro recomenda e geralmente é colocada na sidebar. Isso eu já tinha explicado no post do glossário, mas para que serve o blogroll e #comofaz para configurá-lo?

Para que serve?

Basicamente, serve para fazer o que chamamos de link love, ou seja, sugerir aos seus leitores que visitem os blogs e sites que você gosta, fazer uma ponte entre seus leitores e os blogs que você gosta.

Lá no final dos anos 90, quando os blogs começaram a ganhar força no Brasil, praticamente todos os blogueiros faziam blogroll. Naquela época blogávamos apenas porque gostavamos, simples assim. Monetização era uma palavra inexistente no vocabulário blogueiro, não nos preocupavamos nem mesmo com indexação em mecanismos de busca. Mas mesmo não pensando em indexação, é claro que gostavamos de ter leitores e é aí que o blogroll entra: amigos trocavam links espontaneamente (nunca mendigue links, por favor!) e todo mundo saía ganhando – você e seu amigo ganhavam leitores e os leitores ficavam conhecendo novos blogs bacanas.

Muita coisa mudou na websfera de lá para cá e, no meio do caminho, por questões de SEO, o blogroll teve fases de ser ignorado, outras de ser valorizado novamente – você pode ter uma idéia destas idas e vindas neste post da Lu Monte (veja os comentários também).

Não encontrei textos que explicassem seguramente se o blogroll tem alguma influência no Google Panda, mas caso você queira fazer blogroll assim mesmo, vamos ver como colocá-lo no blog. =)

#ComoFaz?

Primeiro aquilo que você sempre precisa fazer antes de alterar qualquer coisa no seu site: backup. ;)

Depois, no dashboard, vá em Aparência > Widgets. Ali estão todos os widgets disponíveis para o tema do seu blog. Eles podem estar em uma ordem ou posição diferente da imagem abaixo, mas todos estarão ali. A imagem que estou usando é do dashboard aqui do Metablog, que aceita uma sidebar, mas que não estamos utilizando – no seu blog podem ser mais sidebars.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Localizou um widget chamado Links – A sua lista de links? Clique nele e arraste-o para o local que indica sua barra lateral (na foto anterior não há mais itens na barra lateral porque a nossa está vazia/sem uso, mas é ali mesmo à direita na tela).

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Agora, lá no widget dos links na coluna lateral, perceba que no final da barra tem uma setinha. Ela é um pouco apagada, mas ao colocar o mouse em cima ela escurece. Clique na setinha e o widget se abrirá como na imagem abaixo.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

A primeira opção que aparece é sobre quais links você quer exibir: todos os links do seu blog (espero que você não escolha essa opção) ou lista de links (calma, já vamos criar a sua lista de links). Para as outras opções, sugiro que você faça da maneira que vai te oferecer mais aprendizado: teste. Isso mesmo, teste as opções. Ok, ok, vou dar pelo menos um exemplo: para fazer seu blogroll aparecer como os “blogs favoritos” do Atelicer Doce Sabor você deve selecionar apenas a opção Mostrar o nome do link. ;)

Salve, feche e, se houver mais widgets na sua sidebar, escolha em qual posição deseja que o blogroll apareça – é só arrastar os widgets para cima ou para baixo. Agora vamos incluir os links que desejamos que estejam no blogroll. No dashboard, vá em Links > Adicionar Novo.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Você encontrará uma tela como na imagem acima e o preenchimento é bastante simples:

  • Nome: é o nome do site/blog que você está linkando.
  • Endereço/url: endereço do blog/site que você está linkando.
  • Descrição: lembra que uma das opções era mostrar a descrição do link? Se escolheu mostrar a descrição, é aqui que você vai colocá-la.
  • Categorias: você pode montar mais de uma lista de links, mas teste com apenas uma primeiro, depois que você estiver mais seguro faça outras se desejar. Selecione, então, Lista de links (se tiver colocado outro nome para o widget lá na guia aparência, é aquele outro nome que irá aparecer aqui).
  • Destino: na imagem anterior não aparece, mas desça a página e você encontrará mais opções. Nós, do xCake, acreditamos que o melhor destino é na mesma aba ou janela.
  • XFN/relação que você tem com o dono do link: honestamente? Considero desnecessário e também nunca encontrei ninguém falando que usa isso e que é importante. Nem sendo praticamente obcecada com organização eu me animo a gastar tempo categorizando os links desta maneira. rs…
  • Avançada: se na configuração do widget você selecionou Mostrar a imagem do link, é aqui que você irá colocar a imagem. Nada de fazer hotlink, hein? Salve a imagem no seu servidor, copie o endereço aqui na configuração do link, acrescente endereço do feed, observações e classificação se desejar e, finalmente, volte lá na parte superior da página. Clique em Adicionar link e pronto, seu link irá aparecer no blogroll do seu blog.

E a opção para manter o link privado? Se você quer um blogroll aparecendo no seu blog você não deve selecionar esta opção, é claro. E agora que você já criou seu blogroll, vale explicar que dá pra ter mais de uma lista de links: volte lá em Aparência > Widgets, copie um novo widget de links para a sidebar e siga todos os passos novamente. Quando chegar a hora de selecionar a Categoria do link você terá tantas opções quantos forem os widgets de links que estiverem na sua sidebar.

Perguntas que não querem calar: você gosta de ter blogroll no seu blog? Presta atenção nos outros blogs e visita os links que eles sugerem?

14 Comentários em Blogroll: o que é, para que serve e como configurar.

  1. Lu Monte em fevereiro 09, 2012

    Eita, o texto é tão antigo que ainda fala do BlogBlogs… e fala bem. :P

    No diadefolga, o que acabei fazendo foi criar uma página com os posts dos blogs que acompanho via Google Reader.

    O cadeoatum mantém um blogroll clássico, acho que lá funciona bem por ser blog de nicho – realmente agrega informações ao leitor, indicando blogs sobre o mesmo tema.

    1. Lis Comunello em fevereiro 09, 2012

      Oi, Lu!
      Sim, seu post é de 2007. Mas acho importante mostrar que o blogroll já passou por várias fases ao longo dos anos, ainda mais que estamos de novo em um momento em que não sabemos ainda de que modo ele afeta os algoritmos do Google.
      Acho bacana ter blogroll, mas é cada vez mais difícil achar blogueiros que façam. No tempo dos “blogs de várzea” (hahaha) era o melhor jeito de conhecer blogs bacanas. =)

  2. Vitória Queiroz em dezembro 12, 2012

    Eu curti muito as dicas, agora com certeza poderei fazer um. Obrigada.

    1. Lis Comunello em dezembro 13, 2012

      Sempre às ordens, Vitória! =)

  3. Gisele em novembro 13, 2013

    Oi,
    eu uso, e procuro indicações nos blogrolls de outras blogueiras… acho válido e penso que até demonstra uma certa humildade de quem bloga… algo tipo “está cheio de blogs legais além do meu, e eu os leio”. :)
    Abraço!

    1. Lis Comunello em novembro 19, 2013

      Gisele, particularmente eu gosto de blogroll. Em blogs corporativos eles nem sempre se encaixam, mas em blogs pessoais, de nicho ou não, são sempre bacanas. :)

      1. Gisele em novembro 19, 2013

        Lis,
        aproveito a oportunidade para elogiar o Metablog, conheci recentemente e estou adorando. Muitas dicas úteis! :)

        1. Lis Comunello em novembro 27, 2013

          Obrigada, Gisele! Espero que continue com a gente. :)

          1. Gisele em dezembro 27, 2013

            Oi Lis, continuo por aqui sim, os posts são ótimos. :)

          2. Lis Comunello em fevereiro 07, 2014

            \o/ :D

  4. Georgia Kaline em janeiro 09, 2015

    Excelente. Muito obrigada. Consegui fazer o que eu queria graças à sua explicação. Em nenhum outro lugar encontrei tão bem explicado assim. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso!!!

    1. Lis Comunello em janeiro 12, 2015

      Obrigada, Georgia! :)