Blog de nicho ou de variedades?

Planejando seu blog escrito por

Quem sugeriu a pauta foi o Renato Gentile e nós aceitamos imediatamente: o tema é polêmico, mas justamente por isso merece reflexão. Ele quer saber se um blog precisa, obrigatoriamente, ser de nicho, então vamos iniciar o assunto diferenciando: blog de nicho é aquele que trata de um assunto específico, como por exemplo o Vestida de Noiva e o Carinhas Personalizadas (<jabá> Os temas foram feitos pelo xCake, não ficaram lindos? =D </jabá>); enquanto um blog de variedades não tem pauta pré-definida.

E agora, qual é a melhor ou correta opção? Antes que eu discorra sobre um e outro, quero deixar claro que esta é a minha opinião, não uma verdade absoluta. Para mim não há “opção correta” assim, pura e simplesmente. Entendo que depende dos objetivos do blogueiro, portanto não existe certo ou errado. Eu sei, web afora há centenas de posts afirmando que um blog precisa ser de nicho, mas acredito que não dá para afirmar um caminho a seguir sem saber onde o blogueiro pretende chegar. É por isso que, quando procurada para fazer blog coaching, primeiro pergunto os objetivos do blogueiro, em seguida começo a apresentar opções e a explicar como a websfera funciona, para que ele tenha condições de escolher o que é melhor para seu blog.

A Nospheratt cita vantagens e desvantagens de um blog de nicho, as vantagens são: durabilidade, foco, público especializado, autoridade e publicidade direcionada. Destes, acho que foco e publicidade direcionada são as vantagens que mais atraem blogueiros. Realmente fica mais fácil decidir o que postar, ao contrário de um blog de variedades: são tantas as opções que muitas vezes ficamos perdidos e, pior ainda, podemos acabar não publicando nada. Quanto à publicidade direcionada, quem não quer ganhar dinheiro? Especialmente se for fazendo algo que gostamos, certo? Realmente é muito mais fácil conseguir anunciantes em um blog de nicho do que em um de variedades.

Sobre público especializado, um alerta: não significa que os salsinhas não aparecerão em blogs de nicho. Na verdade, dentre os blogs que frequento, tenho visto mais salsinhas em blogs de nicho que nos de variedades – a Claudia Regina que o diga com o Dicas de Fotografia

Segundo a Nospheratt, há mais vantagens do que desvantagens em um blog de nicho. Entretanto os pontos negativos podem podem pesar mais para você dependendo do seu objetivo com o blog. Tanto você pode esgotar o assunto e não saber mais o que escrever, como a dificuldade de aproveitar hypes lhe dará mais trabalho para conseguir visitantes e, como ela alerta, pode desagradar os leitores.

E as vantagens dos blogs de variedades? Pode ser difícil escolher um assunto para o post, mas justamente porque as possibilidades são infinitas. E aí, dependendo da sua organização e produtividade, pode escrever inúmeros posts no mesmo dia ou semana e deixa-los nos rascunhos, assim quando estiver indeciso sobre o que escrever os textos estarão lá, prontinhos para serem publicados. Isso também vale para os períodos em que você talvez não tenha tanto tempo para escrever: tudo bem, há vários posts nos rascunhos, basta agendar a publicação e seu blog continuará atualizado. E se por um lado blogs de variedades nem sempre conquistam anunciantes, por outro são melhores para trabalhar com links patrocinados.

A mim parece que o maior atrativo para fazer um blog de variedades é justamente a possibilidade imensa de assuntos sobre os quais escrever. Deu vontade de escrever sobre os filmes ganhadores do Oscar? Tudo bem, encaixa no seu blog. Quer compartilhar um fato cômico do seu dia ou uma receita? Sem problemas. Indignado com a homofobia e preconceito de gênero? Seu blog é o espaço perfeito para externar suas opiniões. E se por um lado blogs de variedades têm mais dificuldade para conquistar leitores, por outro a persistência e o esmero ao blogar podem, sim, atrair anunciantes e trazer leitores fidelíssimos e de qualidade – o Alexandre Inagaki que o diga. Ok, não é do dia pra noite que se consegue a confiança e o respeito conquistados pelo Inagaki, mas um blog de nicho também não vai oferecer isso tão rapidamente.

Por fim, mais uma das minhas opiniões em que é melhor ressaltar que é apenas minha opinião: o blog é seu, você faz o que quiser com ele. Conheça as opções, busque informações, entenda a websfera. Cerque-se de toda informação possível e faça uma escolha consciente, esteja ela de acordo ou não com o que dizem os “especialistas”. Há casos em que, sim, se você insistir em fazer o contrário do sugerido, terá problemas – como por exemplo se utilizar imagens com todos os direitos reservados. Mas fora questões jurídicas (nas quais injúria, calúnia e difamação estão inclusas), você pode fazer seu blog da maneira que bem entender. Pesquise, estude, pergunte, pense, repense, planeje e coloque seu blog no ar, seja ele de nicho ou variedades.

E nós continuamos aqui, dispostos a auxiliar você com seu blog. Com a ajuda da Nospheratt falei das vantagens e desvantagens de blogs de nicho e de variedades e também dei minha opinião pessoal. Mas quero saber o que você pensa, pois como escrevi no início do post este assunto merece reflexão. Vamos pensar juntos?

7 Comentários em Blog de nicho ou de variedades?

  1. Renato em março 01, 2011

    Uau!! Uma explicação concisa sobre blog de nicho ou variedade. Acho q comecei bem com o meu sendo de variedade. Muitas coisas pra falar, sobre varios assuntos. Qm sabe uma hora me especializo em algo e crio um de nicho. Valeu pela explicação e por ter aceitado minha sugestão de assunto. Obrigado.

  2. Erica em abril 04, 2011

    Boa explicação sobre os dois tipos de blog, não há certo nem errado, todos tem vantagens e desvantagens. O meu blog é de variedades, e já faz mais ou menos 1 mês que tenho ele, ainda não consegui leitores fieis e possui baixa visitação, estou pensando em como melhorar isso, confesso que tenho a tentação de transformar o site para nicho, mas como vc disse é possível um de variedades ter boa visitação como o do Inagaki, por isso vou esperar mais um pouco pra ver no que vai dar.

    1. Lis Comunello em abril 05, 2011

      Erika, acredito que é preciso falar do que gostamos. Senão, por mais visitação e leitores fiéis que o blog tenha, acabamos desanimando para manter o blog atualizado. E um blog também tem suas fases, o importante é estar atento aos momentos que o blog vive para saber adaptá-lo conforme a necessidade e os objetivos do blogueiro. E seu blog tem apenas 1 mês, é normal não ter leitores fiéis e alta visitação; você pode seguir as dicas que damos aqui no MetaBlog xCake para ir melhorando seu blog – e consequentemente sua visitação e fidelização de leitores. ;)

  3. 2 Digitos em novembro 16, 2011

    Sempre tive vontade de ter um site de variedades grande como o mundo das tribos e sempretops, mais como vc dize no artigo é complicado pautar o assunto da semana, tem que haver mais atualização e fica mais dificil otimizar um site com uma grande variedade de assunto diferente.