Assinatura personalizada de e-mail: enfeite?

Não, assinaturas personalizadas nos e-mails são muito úteis: servem para divulgar sua atividade profissional, seus contatos e, claro, também seu blog. Há várias maneiras de fazer isso, inclusive para quem usa Outlook, vou ensinar aqui os dois modos mais utilizados. Mas primeiro vamos pensar no conteúdo da sua assinatura.

Que informações a assinatura personalizada deve ter?

Seu nome primeiro, é claro. Sua ocupação profissional também é importante, especialmente se você troca mensagens com outras pessoas da sua área, mas que não trabalham com você – ainda, afinal se você divulga sua profissão, pode acabar recebendo convite/proposta para trabalhar em outra empresa. ;)

É essencial colocar pelo menos um meio de contato: pode ser seu e-mail ou mesmo um número de telefone. Um parênteses sobre o telefone: talvez você não queira divulgar seu celular para todo mundo com quem troca mensagens, apenas para os possíveis parceiros de trabalho, nesse caso você pode personalizar duas assinaturas diferentes (uma com telefone, outra sem) e usar esta ou aquela conforme o destinatário da sua mensagem.

Outros contatos que podem ser colocados conforme sua atividade profissional e/ou o modo como utiliza seu e-mail: Google Talk, MSN, Skype. E também links das suas páginas/perfis na web, também de acordo com sua atividade profissional/modo como utiliza seu e-mail: talvez você queira divulgar seu perfil no Linkedin, por exemplo, caso queira expandir seus contatos profissionais. Se você tem blog, é claro que ele deve estar na sua assinatura também, é uma maneira elegante de divulgar seu blog, sem fazer spam.

As informações dependem, enfim, dos seus objetivos com o uso de e-mails, portanto planeje seu uso da web e dos e-mails conforme seus interesses (logo você verá duas assinaturas minhas como exemplo). Use o bom senso e a caixa de comentários se tiver dúvidas. =)

Como personalizar a assinatura?

O meio mais utilizado para personalizar é o do próprio e-mail:  vá em configurações, lá sempre há opção para personalizar assinatura. Vou mostrar aqui como fazer isso no Gmail, que é o mais utilizado atualmente. Dentro do seu Gmail, vá em Configurações, no canto superior direito da página.

A guia que aparece primeiro, automaticamente, é a Geral. Desça a página até chegar na personalização da assinatura: na caixa de personalização você pode alterar fonte, cor e tamanho da fonte, inserir links, imagens, etc.

A imagem acima é da minha assinatura personalizada no meu endereço do xCake: tem meu nome, função no grupo, além do slogan, telefone e link do site e do MetaBlog. Simples, mas eficiente para meu e-mail do grupo e também seguindo a identidade visual das assinaturas dos outros participantes do Grupo xCake. Se você entrar em contato conosco pelo formulário do MetaBlog, sua mensagem virá para mim e é com a assinatura acima que irei responder. =)

Depois das assinaturas personalizadas através do próprio serviço de e-mail, a que mais vejo são aquelas feitas pelo WiseStamp: só funciona no Chrome, Firefox e Safari (mas provavelmente você já usa pelo menos um destes navegadores), por outro lado pode dar um resultado visual melhor caso você tenha vários links para colocar na sua assinatura.

A imagem acima é da minha assinatura profissional, feita no WiseStamp e usada no meu Gmail: já pensou colocar todos aqueles links de redes sociais e contatos em forma de lista, via assinatura do próprio Gmail? Ficaria enorme e feio. E qual o objetivo de todos estes links na minha assinatura? Sou publicitária e trabalho com redação (webwriter) e planejamento digital (webplanner), portanto quando falo com meus clientes, possíveis clientes e parceiros de trabalho, é importante deixar ao acesso deles meus links nas redes sociais para que possam ver como ajo e escrevo nos meus próprios espaços, além de várias opções de contato para que me achem como for mais fácil e rápido para eles. No caso do meu trabalho, meu melhor portfólio são minhas próprias atividades na web, portanto deixo isso com fácil acesso na assinatura dos meus e-mails.

Caso você opte pela assinatura via WiseStamp, vamos ver algumas imagens ilustrativas. Após instalar o aplicativo, no Gmail a opção aparecerá no canto superior direito da tela.

Clique em Edit WiseStamp e a janela para editar sua assinatura abrirá:

Na versão gratuita você pode personalizar duas assinaturas. Clicando no ícone da engrenagem, indicado na imagem abaixo, você pode renomear ou deletar assinaturas (há também opção para adicionar assinatura, mas é preciso migrar para a versão paga).

A caixa de edição de texto é fácil de usar e permite várias alterações: fonte, tamanho e cor de fonte, inserir links e imagens, alinhamento, etc. Brinque, faça testes, explore e verá que é muito fácil de usar.

Veja, ainda na imagem anterior, as guias que aparecem logo abaixo da caixa de edição de texto: Email Apps, Social Icons, IM Icons, Design. Na primeira, Email Apps, é possível configurar para que sua assinatura exiba seu último tweet e/ou o feed do seu blog, por exemplo. Na segunda você pode inserir links para seus perfis em redes sociais e, em IM Icons, seus comunicadores online. Você pode adicionar ou excluir redes sociais e comunicadores online clicando em add ou no x que aparece na lateral direita. Na última guia, Design, é possível adicionar borda e/ou background a sua assinatura. Todas as alterações, seja na caixa de edição de texto ou em alguma das guias, podem ser visualizadas antes de serem aplicadas.

Se preferir, também é possível usar um modelo pronto de template, é só clicar na opção indicada abaixo:

Na versão gratuita há apenas três temas disponíveis e a primeira e a última são bem interessantes para assinaturas de empresas, pois facilita a inserção da logo.

No entanto, se você entender um pouco de html, pode personalizar sua assinatura com logo e tudo o mais que desejar editando direto em html: a opção está no final da barra de estilização da caixa de texto.

O WiseStamp tem ainda mais uma utilidade: basta configurar sua assinatura uma vez só e ela aparecerá automaticamente em qualquer outra conta do Gmail ou Hotmail que você abrir no seu computador.

Talvez você esteja se perguntando como fica sua assinatura no caso de utilizar o WiseStamp e precisar responder e-mails em outro computador que não o seu. Realmente o WiseStamp fica dependente da sua máquina para funcionar, no entanto você pode somar o aplicativo ao sistema de assinatura nativo do seu e-mail: depois de editar e finalizar sua assinatura pelo WiseStamp, é só copiar e colar essa assinatura, com todos os links e ícones, para o editor nativo do seu e-mail. Foi o que eu fiz: como os ícones de redes sociais e comunicadores são importantes na minha assinatura, mas no sistema nativo do Gmail tais informações ficariam ruins visualmente, copiei a assinatura do WiseStamp pra dentro da assinatura do Gmail. Ela está lá, salva, assim posso ativá-la caso use meu e-mail em outro computador. ;)

Agora você já sabe que assinatura personalizada é importante e sabe como fazê-la, então mãos à obra. Se precisar de ajuda pra configurar e/ou decidir que informações colocar, já sabe que pode contar conosco. =)

• postado em: 05/05/2011

12 comments

  1. Juliano disse:

    Eu uso o wisestamps, mas fiquei preocupado com algo: estava em outro computador onde eu não tinha o wisestamp instalado. Fui na caixa de e-mails enviados e abri um e-mail meu. Lá estava a assinatura wisestamp, porém os icones nao apareciam (mas os links funcionavam). Bom, isso aconteceu pq eu estava em outro computador… Mas fiquei perguntando: e as pessoas que recebem meu e-mail, e que nao possuem o wisestamps, elas também nao correm o risco de nao verem os icones?

    Responder
    • Oi, Juliano!
      Acredito que possa não ter carregado por algum problema de conexão ou algo do tipo, pois várias vezes acessei meus e-mails em computadores que não tinham WiseStamp e mesmo assim meus ícones apareceram, bem como a assinatura completinha dos amigos que usam WiseStamp. O inconveniente de computadores sem WiseStamp é que você “perde” a assinatura, já que ela está configurada dentro de um sistema que não existe naquele computador. Isso é chato, mas dá pra driblar abrindo um e-mail anterior que tenha a assinatura, selecioná-la e copiá-la pra dentro do e-mail que estiver escrevendo. Outra opção é copiar a assinatura e colocá-la na assinatura personalizada do Gmail, assim você não fica dependente do WiseStamp. =)

      Responder
  2. Cris Beoni disse:

    Lis me perdoe pelo caso da postagem…já a retirei…sou meio lesadinha e não tô sabendo como fazer pra te-la lá no meu blog…como vc disse vou continuar tentando tá…mil perdões…beijo doce e boa tarde!!!

    Responder
    • Olá, Cris!
      Tudo bem, acredito que não tenha feito a cópia por má fé. Mas é meu dever cuidar do conteúdo publicado neste MetaBlog (que é da empresa xCake, meus clientes) e, justamente por ser um metablog, devo também ajudar os blogueiros a blogarem melhor (os que se interessarem, claro que não obrigamos ninguém a nada). E cuidar para não ter problemas com Direitos Autorais é algo que todo blogueiro precisa saber, né? =)
      Já publiquei aqui no MetaBlog alguns posts falando sobre Direitos Autorais, licença de uso e Creative Commons, você pode encontrá-los usando a busca do blog ou procurar direto nos arquivos.
      E vou aproveitar o ocorrido para falar de novo sobre este assunto, então convido você a voltar aqui para ler. Ou então assine nosso feed, assim você não perderá nenhum dos nossos posts. =)

      Responder
  3. Leonardo Henrique disse:

    Prezada Lis,
    Criei uma assinatura no wisestamps para meu e-mail profissional (que é do Hotmail), porém o meu e-mail particular (que é do Gmail) também está com a mesma assinatura.
    Portanto pergunto se tem como limitar a assinatura apenas para uma conta de e-mail específica?
    Grato pela atenção.

    Leonardo.

    Responder
    • Oi, Leonardo.

      O WiseStamp faz isso mesmo, mas só com o Chrome e o Firefox. E se você abrir seu e-mail pessoal em outro navegador, como por exemplo o RockMelt? A princípio pode parecer ruim dois navegadores abertos pra quem não está habituado, mas isso pode se mostrar interessante especialmente pra separar o que é de trabalho e o que é pessoal, ajuda a manter o foco no trabalho.

      Outra opção é criar uma assinatura personalizada no Hotmail (no canto superior direito: opções > mais opções > escrevendo e-mail/fonte e assinatura da mensagem) e desativar o WiseStamp.

      Espero ter ajudado. =)

      Responder
  4. Olá, eu fiz tudo no wisestamp, mais eu abro o hotmail e vo em enviar uma msg, nao aparece minha assinatura por que?

    Responder
    • Oi, Wesley!
      Deveria estar funcionando, sim. Você tentou reiniciar o navegador? Desinstalar e instalar de novo?

      Responder
  5. Maria Fernanda disse:

    Olá Lis, me diz uma coisa, para Mac OS temos algum programa com tal recursos? Aguardo.

    Responder
    • Olá, Maria!

      Você pode personalizar direto no gmail, sem precisar instalar nenhum aplicativo, como explicado na primeira parte desse post. =)

      Responder
  6. Como faço pra retirar a assinatura do meu e-mail??? ja tentei de tudo

    Responder
    • Oi, Leonardo!
      Pronto, suspendi sua assinatura dos comentários desse post. Mas espero que continue acompanhando nossos posts. =)

      Responder

Deixe seu comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.